VOCÊ ESTÁ EM: Cursos Rápidos / Arteterapia: O Teatro, a memória e o corpo como exercícios preventivos na saúde daTerceira Idade.

+ INFORMAÇÕES

Carga Horária: 24h

Início: 13/Agosto/2018

Investimento: Matrícula R$50,00 + 3 x R$50,00

Local: PAIE

Coordenador: Profa. Me Eliana Fátima de Almeida Nascimento

Estimulo e desenvolvimento de habilidades específicas, através do Teatro, para combate e prevenção de doenças ligadas à memória e motricidade;
Utilizar a Arteterapia dentro da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares; Promover a integração da Terceira Idade com outras faixas etárias através da participação de alunos da UNITAU, possibilitando a todos uma vivência de diferentes gerações estimulando a troca de conhecimento entre os mesmos;
Finalização do curso com uma apresentação dos alunos mostrando o desenvolvimento em diversos níveis, colocando-os aptos para criar e produzir suas habilidades cênicas. Considerando-se a Portaria nº 849 de 27 de março de 2017, de Práticas Integrativas e Complementares: “A Arteterapia estimula a expressão criativa, auxilia no desenvolvimento motor, no raciocínio e no relacionamento afetivo. Através da arte é promovida a ressignificação dos conflitos, promovendo a reorganização das próprias percepções, ampliando a percepção do individuo sobre si e do mundo. A arte é utilizada no cuidado à saúde com pessoas de todas as idades, por meio da arte, a reflexão é estimulada sobre possibilidades de lidar de forma mais harmônica com o stress e experiências traumáticas”.

Objetivos Específicos: Desenvolver a capacidade de memorização de textos e falas na Terceira Idade; Estimular a motricidade através de jogos teatrais; Capacitação e orientação de escrita criativa através de releituras de textos clássicos para construir uma nova dramaturgia com base nas experiências vividas; Integração social; Exercícios de teatro físico como combate às dores; Percepção dos espaços interno e externo; Troca de conhecimentos e vivência em aulas com diferentes gerações (Terceira Idade e alunos da UNITAU).

Através de aulas teóricas e práticas, serão realizados Jogos Teatrais onde os alunos desenvolverão as habilidades específicas iniciais para a abordagem cênica e desenvolvimento das qualificações necessárias para o processo criativo:

Serão executados exercícios como: percepção respiratória, jogo do espelho (conscientização corporal de si e do outro), jogos de memória, diferentes movimentos e planos (adaptados para os alunos da Terceira Idade), criação de figurinos, trilha sonora adaptada para o teatro, leituras dramáticas, iniciação à dramaturgia, breve história do Teatro, o corpo como instrumento sonoro, aquecimento vocal, aquecimento corporal, energização, triangulação, improvisação, gêneros teatrais, humor, drama, clown, entre outros.

Desde a primeira aula os alunos selecionarão textos clássicos do Teatro e da Literatura que serão adaptados e reescreverão os mesmos pensando em como seriam os grandes personagens (Julieta, Ofélia, Bela Adormecida, entre outros) na Terceira Idade. Como conclusão do curso será feita uma montagem com colagem de textos com tema a ser definido em conjuntos e de acordo com as idades dos alunos participantes, aberta ao público, para que possam mostrar o resultado da Oficina.

MAIS INFORMAÇÕES: (12) 3629-2993 comercial1@epts.com.br