Preencha os campos corretamente
Digite corretamente o CPF
Digite corretamente o CNPJ
Digite corretamente
Digite corretamente
Digite corretamente
Digite o DDD
Digite corretamente o telefone
Digite corretamente o e-mail
Estado
Cidade
Seu nome
Nome do amigo
E-mail amigo
UNITAU de A a Z
VOCÊ ESTÁ EM: Pós-graduação / Biociências / Intervenção Familiar: Psicoterapia, Orientação e Mediação de Conflitos
Intervenção Familiar: Psicoterapia, Orientação e Mediação de Conflitos
DEPARTAMENTO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
Foto: Lucas Nascimento

+ INFORMAÇÕES

Carga horária: 520h

Duração: 25 meses

Investimento: Matrícula R$510,00 + 25 mensalidades de R$510,00

Horário das aulas: Quinzenalmente as Sextas das 19h às 22 e Sábados das 08h às 16h (com 1h de almoço)

Vagas (min/máx): 15/40

Período de Matrícula: Novembro/17 a Fevereiro/18

Aula inaugural e Início do curso: A informar

PSICOTERAPIA FAMILIAR:
Objetivo Geral:
Formar profissionais de alto nível, capacitados para ao atendimento de casais e famílias em Terapia Familiar Sistêmica.

Objetivos específicos:
- Promover o aprofundamento teórico sobre as principais teorias sociológicas e psicológicas da família;
- Propiciar a análise crítica das questões contemporâneas relacionadas à família enquanto instituição e enquanto sistema-núcleo de formação e desenvolvimento do indivíduo;
- Capacitar o aluno para a realização do diagnóstico familiar;
- Capacitar o aluno para o planejamento e o atendimento psicoterápico de casais e de famílias;

ORIENTAÇÃO FAMILIAR:
Objetivo Geral:
Formar profissionais de alto nível, capacitados para o atendimento psicoprofilático, a orientação familiar em diferentes contextos.

Objetivos específicos:
- Promover o aprofundamento teórico sobre as principais teorias sociológicas e psicológicas da família;
- Propiciar a análise crítica das questões contemporâneas relacionadas a família enquanto instituição e enquanto sistema-núcleo de formação e desenvolvimento do indivíduo;
- Capacitar o aluno para o atendimento a família nos níveis de prevenção e promoção de saúde;

MEDIAÇÃO DE CONFLITOS:
Objetivo Geral:
Formar profissionais de alto nível, capacitados para a prática de negociação, conciliação e mediação de conflitos capazes de atuar tanto no âmbito judicial como extrajudicial.

Objetivos específicos:
- Promover o aprofundamento teórico sobre as principais teorias sociológicas e psicológicas da família;
- Propiciar a análise crítica das questões contemporâneas relacionadas a família enquanto instituição e enquanto sistema-núcleo de formação e desenvolvimento do indivíduo;
- Capacitar o aluno afim de desenvolver habilidades específicas e conhecimentos para promover atitudes mediadoras e espaços de negociação de conflitos.

Metodologia do curso
O Curso foi estruturado de modo a propiciar formação teórica e prática para 3 grupos de alunos. Aqueles que desejam tornar-se psicoterapeutas de família e de casal, aqueles que querem tornar-se especialistas em orientação familiar sistêmica e, para aqueles que querem tornar-se mediadores de conflito. Desse modo, consta de um primeiro momento básico:

Funcionamento do curso:

1º ano do curso: para os 2 grupos, com disciplinas gerais que procuram desenvolver a compreensão da família como um sistema relacional, com suas variações e especificidades. Essas variações compreendem os contextos onde as famílias vivem, sua cultura, suas demandas, sua forma de inserção na comunidade, a sua rede social, seu momento de ciclo de vida entre outras.

2º ano do curso: Os alunos escolhem por especializar-se em Psicoterapia de família e de casal, que atende especificamente os profissionais com formação em Psicologia e Psiquiatria, ou escolhem por especializar-se em Orientação Familiar e Mediação de conflitos, que atende amplamente os profissionais com formação em Psicologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Pedagogia, Psicopedagogia, Serviço Social, Educação Física, Administração, Teologia, enfim aos diversos profissionais das áreas de humanas, exatas, biomédicas.

Para isso, receberão além da teoria, o instrumental necessário para atuação clínica (para os de Psicoterapia de Família e de Casal) com supervisão ao vivo como estágio prático em atendimento à família e ao casal e, o instrumento necessário para a atuação em comunidades e instituições (para os de Orientação Familiar) com supervisão será in lócus como estágio prático em atendimento à família, ao casal e à comunidade local e, o instrumento necessário para a atuação em contextos jurídicos ou extrajudiciais para conciliação e mediação de conflitos, nos horários do curso.

O estágio em Psicoterapia de Família e de Casal, será realizado na Clínica de Psicologia da UNITAU, nos horários do curso.

CORPO DOCENTE
Disponibilizamos de uma equipe altamente titulada, em sua maioria vinculada a principal Instituição formadora do país na área de Família e Comunidade – a PUC/SP.

AVALIAÇÃO
Os certificados de especialista serão expedidos pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Universidade de Taubaté, UNITAU, contendo no verso as disciplinas do curso com respectivas cargas horárias, nota de aproveitamento e o nome do docente responsável, média final global de aproveitamento (igual ou superior a 7,0 pontos.) e percentual de freqüência (sendo no mínimo de 75% da carga horária prevista por disciplina).

Coordenação:
Profa. Ma. Andreza Maria Neves Manfredini Tobias
Profa. Dra. Ceneide Maria de Oliveira Cerveny


Documentos necessários para realizar matrícula:=

  • 2 fotos 3 X 4;
  • Xerox do Certificado de Conclusão do curso superior;
  • Curriculum Vitae resumido;
  • Xerox do RG;
  • Xerox do CPF;

 

Link Curto