Estudantes podem se inscrever no FIES a partir do dia 20

17/01/2014 00h00 ⋅ Atualizada em 02/11/2019 18h10

 

A Universidade de Taubaté recebe, a partir do dia 20, as inscrições dos alunos de graduação interessados em participar do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), programa do Governo Federal que permite o financiamento de até 100% do valor do curso, com baixa de taxa de juros (3,4% ao ano) e início do pagamento após 18 meses do término da graduação.

Devido ao elevado número de consultas dos alunos à Universidade sobre como ingressar no programa, a UNITAU fez um passo a passo, que segue abaixo. A Instituição também reforça que a inscrição não acontece apenas no dia 20 e, sim, a partir dele, e que o FIES é ilimitado (todos os alunos inscritos que atenderem aos requisitos do Governo Federal serão atendidos) e retroativo ao semestre – mesmo que o aluno ingresse em março, abril ou maio, por exemplo, seu benefício valerá a partir de janeiro. Assim, o interessado pode realizar o processo com tranquilidade.

Para receber e orientar os interessados, a Pró-reitoria Estudantil da UNITAU (localizada na Avenida Nove de Julho, 183) vai operar em horário especial: das 8h30 às 11h30 e das 14h às 20h.

O grande diferencial do FIES para 2014 é o fato de não haver limite para o número de contemplados. A medida, aprovada pelo Ministério da Educação (MEC), será um incentivo para que os alunos possam realizar os estudos, de uma forma que caiba no orçamento familiar.

Para participar do FIES, o aluno deve estar regularmente matriculado, ter realizado o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010, 2011, 2012 ou 2013 (se o estudante concluiu o Ensino Médio antes de 2010 não é necessário) e possuir um fiador (que não pode ser o conjugue).

Os seguintes cursos da UNITAU não contam com FIES: Direito, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Administração, Comércio Exterior, Ciências Econômicas e Tecnologia em Logística.

Mais informações podem ser obtidas aqui, no site do FIES, no 0800 557255, no e-mail pre@unitau.br ou nos telefones (12) 3625-4126 e (12) 3625-4216.

Como realizar a inscrição:

1º passo: o aluno deve se inscrever no site do FIEShttp://sisfiesportal.mec.gov.br.

2º passo: depois de concluído o processo de inscrição no site do FIES, o aluno precisa entregar, em até dez dias, a documentação abaixo na Pró-reitoria Estudantil, localizada na Avenida Nove de Julho, 183, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 20h. Se o aluno perder o prazo: o valor reservado para o financiamento e o nome do estudante retornam ao sistema. O aluno precisará se inscrever novamente no dia seguinte e reiniciar o processo.  

3º passo: uma comissão da UNITAU vai analisar, em até 3 dias, se os documentos estão corretos. Se a documentação estiver condizente com o solicitado pelo FIES, o aluno deverá retornar à UNITAU para retirar a DRI, documento que deverá ser entregue no banco, no prazo de até 10 dias. Se o aluno perder o prazo poderá fazer uma nova ficha em 10 dias.

4º passo: o banco formalizará o contrato, que o aluno e o fiador deverão assinar. Depois disso realizado, ele precisa tirar duas cópias do contrato e entregar uma na PRE e outra na Pró-reitoria de Finanças, também localizada na Avenida Nove de Julho, 183. O original fica com o aluno.   

Documentos que devem ser entregues na Pró-reitoria Estudantil, depois de realizada a matrícula no site do FIES (é preciso levar original e cópia):

1)     Ficha da inscrição;
2)     Documentos de identidade de todos os membros do grupo familiar (o documento informado no momento da inscrição deve ser o documento entregue). Em geral, nos casos dos membros da família menores de 14 anos que não tiverem RG, o aluno deve apresentar certidão de nascimento;
3)     Comprovante de residência do grupo familiar (onde efetivamente reside a família);
4)     Comprovante de rendimentos de todos os membros da família maiores que trabalham:
- 3 últimos contra-cheques no caso de renda fixa e em comissão;
- 6 últimos contra-cheques no caso de pagamento de horas extras;
- aposentados (site Dataprev – extratos e pagamentos – gravar no Word e apresentar impresso).
No caso de não possuir os comprovantes de rendimentos acima, apresentar cópia do Imposto de Renda ou do DECORE (Declaração de Contribuição e Rendimentos) assinado por um contador (no caso de autônomos);
5)     Declaração de que não possui renda, de todos os membros maiores que não trabalham (com firma reconhecida em cartório);
6)     Histórico escolar do ensino médio e certificado de conclusão do candidato;
7)     Comprovante de notas do ENEM caso tenha concluído o ensino médio a partir de 2010 (retirar no site do INEP);
8)     Em se tratando de pais separados, trazer copia do termo de audiência estipulando o valor da pensão, se houver e certidão de casamento averbada e se falecido, certidão de óbito;

Orientações gerais:

 - O valor do financiamento varia de 50 a 100% e de 5% em 5% (exemplo: 50%, 55%, 60%. 65%...100%). Quem define esse índice é o próprio sistema do FIES no momento em que o aluno se inscreve no site;

- Precisa ser escolhido um fiador. Esse deve ter de rendimento de duas vezes o valor da mensalidade do curso do aluno. Se não for suficiente, o aluno poderá adicionar outro fiador. Esse fiador não poderá ter restrição no CPF e se casado, o cônjuge também não. O banco, normalmente, não aceita como fiador: pessoas idosas (com mais de 75 anos), autônomos que não conseguem comprovar renda e cônjuge do aluno;

- Fundo: a UNITAU não possui o FIES na modalidade FGDUC;

- Semestralidade: atentar para que o valor é correspondente a mensalidade multiplicada por 6;

- Juros: 3,4% ao ano;

- Pagamento: o aluno paga o financiamento após 1 ano e meio de formado. Durante o período de estudo, o aluno paga até R$ 50,00 por trimestre, referente aos juros do período. O aluno não poderá deixar de pagar a taxa para não perder o financiamento. 

ACOM/UNITAU