Universidade aceitará FIES sem fiador

31/01/2014 00h00 ⋅ Atualizada em 31/10/2019 01h53

A Universidade de Taubaté (UNITAU) ampliou o acesso dos alunos ao Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). A partir de fevereiro, os alunos poderão optar pelo Fundo de Garantia de Operações do Crédito Educativo (FGEDUC), que dispensa a exigência de um fiador. O FGEDUC tem como objetivo facilitar o trâmite para a contratação do financiamento. Atualmente, são agentes financeiros do FIES a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil.

A medida irá beneficiar os alunos da Instituição que possuem renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio ou estão matriculados em cursos de licenciatura. O benefício também contempla àqueles já possuem o financiamento e buscam transferência para UNITAU. “Estamos esperando um aumento entre 30% e 40%. É uma experiência nova para Universidade e será muito benéfica para os alunos. O programa garante tranquilidade para o aluno e para a família”, conta a Profa. Dra. Nara Lúcia Perondi Fortes, Pró-reitora Estudantil.

Além de isentar a exigência de um fiador, outra novidade para 2014 é o FIES ilimitado. A medida, aprovada pelo Ministério da Educação (MEC), é um incentivo para que os alunos possam realizar os estudos, de uma forma que caiba no orçamento familiar. Confira a documentação solicitada mais informações sobre o financiamento aqui.

Para participar do FIES, o aluno deve estar regularmente matriculado e ter realizado o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010, 2011, 2012 ou 2013 (se o estudante concluiu o Ensino Médio antes de 2010 não é necessário). Mais informações podem ser obtidas no www.unitau.br, no 0800 557255, no e-mail pre@unitau.br ou nos telefones (12) 3625-4126 ou (12) 3625-4216.

Acordos – Os alunos que possuem débitos com a Universidade e trancaram matrícula ou ainda não efetuaram a rematrícula, podem fazer um acordo junto à Instituição para  aderir ao FIES. Mais informações podem ser obtidas na Pró-Reitoria de Finanças  (PREF), na Avenida Nove de Julho, 245, ou pelo telefone (12) 3625-4214.