Aluna pesquisa uso de algas em vazamentos de petróleo

21/04/2014 00h00 ⋅ Atualizada em 22/10/2019 02h57

Um estudo detalhado de algas que possam auxiliar a conter vazamentos de petróleo e metais pesados é realizado pela aluna Nicoly Milhardo Lourenço, do 3º ano de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade de Taubaté.

O projeto, “Algas bioindicadoras de poluição hídrica por hidrocarbonetos e metais pesados na praia do Porto Grande em São Sebastião (SP)”, foi aprovado para uma apresentação oral no II Simpósio de Recursos Hídricos do Vale do Paraíba (ITA), que acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio, em São José dos Campos.

Nascida e residente em São Sebastião, a aluna conhece amplamente o local escolhido como estudo e relata que essa proximidade despertou seu interesse em verificar a possibilidade de algas atuarem como espécie fitorremediadora de águas poluídas, ou seja, auxiliarem a conter vazamentos.

“Quero verificar se elas conseguem conter vazamentos de petróleo. Que elas podem absorver petróleo e metais pesados, isso já é comprovado, agora quero ver se essa espécie, que ainda vou identificar, pode estar contendo vazamentos de petróleo, o que seria uma coisa fantástica”, conta Nicoly.

Em sua pesquisa, a estudante conta com orientações da Profa. Dra. Conceição Rivoli (UNITAU) e do Prof. Daniel Jung (FATEC de São Sebastião). “Esses projetos são importantes porque o aluno vivencia novas experiências, aprende durante o processo de produzir, de ter dúvidas, de pesquisar e de obter novas descobertas. Com essa vivencia está construindo seu conhecimento”, comenta a Profa Conceição.

A aluna faz parte do Programa de Iniciação Científica (PIC) da UNITAU. O resultado final da pesquisa, além de ser apresentado no Simpósio, será apresentado na semana de Iniciação Científica da Universidade, com o intuito de divulgar os resultados obtidos para a comunidade científica e acadêmica.

Camila Ferreira/UNITAU