Alunos prestam atendimento médico em evento da Universidade

16/05/2014 00h00 ⋅ Atualizada em 31/10/2019 11h31

Acontece até às 17h desta sexta-feira (16), na Praça Dom Epaminondas, no Centro de Taubaté, a 26ª edição da Semana de Prevenção à Hipertensão e ao Diabetes. O evento, que começou no último dia 12, tem como objetivos atender à população e permitir que os alunos de Medicina da Universidade de Taubaté (UNITAU) tenham experiência na prestação de serviços gratuitos à comunidade.

Durante a semana, foram montados postos de atendimento ao público ao redor da praça, para que os interessados pudessem checar sua pressão sanguínea e o nível de glicemia no sangue. A ação é desenvolvida pelo Departamento Cientifico Benedito Montenegro, órgão gerido pelos estudantes do 3º ano de Medicina da UNITAU.

Alunos de vários anos do curso são envolvidos durante a Semana. Enquanto os estudantes do 1º ano fazem o cadastro de atendimento, checam a pressão sanguínea e verificam o nível de glicemia dos atendidos, os estudantes do 2º ano fazem a organização dos postos e do atendimento. Já alunos de 3º ano realizam a solução de qualquer eventualidade que possa surgir. Também participam os estudantes de 5º e 6º, que ficam de prontidão para fazer um acompanhamento de qualquer caso mais grave entre os atendidos.

O aluno do 1º ano Otavio Guisard, de 20 anos, acredita que o acontecimento é uma oportunidade de colocar em prática o que vem aprendendo nas aulas do curso. “Você realmente usa o que está aprendendo. A maioria da população, principalmente os idosos, gosta do serviço, porque, normalmente, para verificar os níveis de glicemia ou a pressão, precisa de pedido médico, e aqui não”, avalia o estudante.

Théo Ortiz