Julho é mês de férias e de rematrícula para cursos semestrais

30/06/2014 00h00 ⋅ Atualizada em 01/11/2019 14h29

Após os 106 dias letivos, dos quais os últimos são os mais intensos por serem compostos pelo período de provas semestrais, substitutivas e exames suplementares, é chegado o final de mais um semestre. As férias são o momento do descanso, das viagens, e, especialmente para os universitários que deixaram a família em busca da formação profissional, é hora de matar as saudades. As férias são o período ideal para repor as energias e organizar o próximo semestre. Pensando nessa organização, os acadêmicos dos cursos semestrais devem ficar atentos ao período de rematrícula.

“O período regular para a rematrícula dos cursos semestrais será de 14 a 18 de julho e essa poderá ser efetuada direto no Portal do Aluno”, explica a Prof.ª Dr.ª Ana Júlia Urias dos Santos Araújo, Pró-reitora de Graduação. “Ao concluir o procedimento no site, é gerado um boleto bancário e, somente após o pagamento desse boleto, a matrícula é considerada como efetivada”, alerta a Prof.ª Ana Júlia. Ainda segundo a Pró-reitora de Graduação, os estudantes que encontrarem alguma dificuldade podem procurar a secretaria do departamento em que estão renovando a matrícula para solicitar orientação.

Desde o mês de junho, o Portal do Aluno pode ser acessado por meio do e-mail institucional (o aluno que ainda não possui endereço de e-mail institucional deve solicitá-lo à secretaria do departamento em que está matriculado). Os alunos de cursos anuais podem acessar o Portal do Aluno para conferência de notas e impressão de boletos, já que não realizam a rematrícula semestral.

“Caso o aluno que irá realizar a rematrícula tenha alguma pendência financeira referente a períodos anteriores, é preciso que regularize a situação junto a Pró-reitoria de Finanças”, adverte a Prof.ª Ana Julia Urias. “É importante que esse aluno procure o Setor de Cobranças, para que nós o auxiliemos a encontrar uma alternativa para saldar as possíveis pendências financeiras, antes de realizar o procedimento de rematrícula”, completa Jane de Oliveira Leite, Diretora de Finanças, da Pró-reitoria de Finanças.

Já os acadêmicos que reprovaram em alguma disciplina, inclusive os estudantes de cursos anuais matriculados em dependências semestrais, só poderão realizar o processo de rematrícula na secretaria do departamento, para que haja a inclusão das dependências. “As dependências poderão ser cursadas em turmas regulares, no mesmo ou em outro curso, desde que não exista choque de horário com disciplinas da série/semestre em que o aluno está matriculado”, conclui a Pró-reitora de Graduação, Prof.ª Ana Júlia. Os alunos que não realizarem o procedimento de rematrícula até o dia 4 de agosto, data do início das aulas referentes ao segundo semestre, não terão a inclusão de seus nomes nas listas de presença, o que acarretará em faltas – o limite máximo é de 25% de faltas durante o período letivo.

Patricia Zandonadi
PRE/UNITAU