Equipe embarca para uma edição do Projeto Rondon

18/07/2014 00h00 ⋅ Atualizada em 24/10/2019 03h43

A Universidade de Taubaté (UNITAU) participa mais uma vez do Projeto Rondon. A iniciativa é do Ministério da Defesa e tem como objetivo desenvolver projetos que melhorem a qualidade de vida de comunidades carentes.

A equipe da Universidade atuará, entre os dias 20 de julho e 04 de agosto, na Operação Catopé, na cidade de São Francisco, Minas Gerais.

O grupo é composto por dez pessoas, sendo oito alunos dos cursos de Letras, Jornalismo, Direito, Medicina, Biologia, Odontologia e Enfermagem, e dois professores que irão acompanhar os estudantes nessa operação, o Prof. Dr. José Felício Goussain Murade e a Profa. Ma. Eliana Nascimento.

Para chegar à formação atual, os alunos interessados passaram por várias fases de seleção. “Avaliamos, sobretudo, a capacidade de liderança dos alunos, o desempenho de cada um ao lidar com desafios e como trabalham em equipe”, explicou o professor Felício.

A equipe desenvolverá trabalhos nas áreas de saúde, cultura, educação e justiça. A estudante de Letras Bruna Assaf está no último ano do curso e ficou responsável pela área de educação, especificamente na parte de capacitação de professores. “Vou atuar, principalmente, na área de literatura, que é minha grande paixão”, explicou a aluna.

Bruna conta que sempre esteve envolvida em ações comunitárias. Este é o segundo ano em que a estudante tenta participar do Projeto Rondon. “Ano passado me inscrevi e fiquei entre os finalistas, mas um colega meu acabou ganhando. Achei justo, pois era a última oportunidade dele, e, hoje, chegou a minha vez”, ressalta.

O Pró-reitor de Extensão, Prof. Dr. Mario Celso Peloggia, participou do Projeto quando era aluno e acredita que a oportunidade é incrível e importante para a formação pessoal e profissional de cada um. “É uma experiência única e tenho certeza que ninguém irá esquecer.”

Ariane Caldas