Escritório de Serviço Social atende funcionários

21/08/2014 00h00 ⋅ Atualizada em 03/11/2019 02h50

 

O Escritório de Aplicação em Serviço Social (EASS) da Universidade de Taubaté (UNITAU) é um projeto vinculado à Pró-reitoria de Extensão (PREX) e à Pró-reitoria de Administração (PRA) e tem como objetivo contribuir para a melhoria das condições de vida e de trabalho dos funcionários da Instituição.

O projeto foi instituído em 2011 e, desde então, desenvolve ações para atender demandas dos funcionários, como, por exemplo, orientação, apoio sociofamiliar e questões sobre dependência química, além de oferecer palestras sobre diversos temas.

É de responsabilidade do Serviço Social garantir a defesa dos direitos sociais dos funcionários, e, com isso, realizar, quando necessário, o encaminhamento dos servidores para a rede de serviços do município.

A Profa. Ma. Lindamar Alves Faermann, coordenadora do Escritório de Aplicação, conta que uma das conquistas deste ano foi a construção de um refeitório para os servidores. “Quando iniciamos o projeto, realizamos uma pesquisa com os funcionários para saber o que eles estavam mais precisando, em termos de melhoria nas condições de trabalho”, explicou.

“O pedido do refeitório é antigo, eles precisavam de um local adequado e com uma estrutura básica para se alimentar e descansar na hora do almoço”, continuou a professora. 

Além das ações realizadas, o Escritório pretende colocar em prática um projeto que visa responder às questões ligadas à saúde mental do trabalhador. “Com o Programa de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador, iremos tratar de assuntos da sociedade que se refletem no trabalho e, para isso, precisamos de uma equipe interdisciplinar, ou seja, do envolvimento de outros profissionais também, como os de Psicologia e Psiquiatria”, explica a Profa. Ma. Ângela Michele Suave, também coordenadora do EASS. 

Nos seis primeiros meses deste ano, foram feitos cerca de 140 atendimentos no Escritório. Todos são gratuitos e realizados às terças e quartas-feiras, das 12h às 18h, e às sextas-feiras, das 8h às 13h. O EASS está localizado na Av. Nove de Julho, 246, no centro de Taubaté.

Mais informações podem ser obtidas no (12) 3631-8001.

Ariane Caldas
ACOM/UNITAU