Fernando Scherer participa da Semana de Educação Física

28/08/2014 00h00 ⋅ Atualizada em 02/11/2019 22h47

[gallery:141]

A abertura da 40ª Semana Pedagógica da Educação Física da Universidade de Taubaté (UNITAU) foi realizada na noite desta quarta-feira (27). Os alunos do curso de graduação lotaram o Auditório do Departamento de Engenharia Civil para assistir a palestra do ex-nadador Fernando Scherer, o Xuxa.

Do começo nas piscinas devido a bronquite na infância até a sua aposentadoria em 2005 pelo grande numero de lesões a que um atleta de alto nível se submete, e a vida hoje como um empresário e pai de duas filhas, Xuxa contou a sua trajetória em uma conversa de quase duas horas de duração.

O medalhista olímpico de bronze em Atlanta (1996) e Sidney (2000) também passou um pouco de seu conhecimento sobre a rotina de treinos quando era atleta, e as diferenças para os dias atuais. Na época, Xuxa disse que chegava a nadar 16 quilômetros por dia, bem mais que os três mil metros diários que o também vencedor de olimpíada Cesar Cielo treina hoje.

Fernando Scherer também enalteceu o trabalho do profissional de Educação Física ao pedir uma salva de palmas a seus treinadores e aos professores que estavam no local. “Não há nada de individual na vitória. As medalhas vão para a minha casa, mas se não fosse uma série de profissionais, como fisioterapeutas, auxiliares e técnicos, por exemplo, nunca as teria conquistado”, avaliou Xuxa.

A aluna do quarto ano de Educação Física e presidente do Diretório Acadêmico do curso, Monise Costa, acredita que o pequeno contato com o ex-atleta trouxe um grande conteúdo aos alunos que participaram da palestra.

“Ele foi muito humilde e respondeu todas as nossas dúvidas. Acredito que a palestra foi muito importante para o crescimento dos alunos, pois ele nos deu várias informações a respeito de sua rotina de treinos e a relação com seus treinadores. Esses conhecimentos, vindos de uma pessoa como ele, são muito importantes para que possamos entrar no mercado de trabalho”, comentou.

A 40ª Semana Pedagógica da Educação Física segue até o próximo sábado (30). Veja a programação completa:

08h - 9h20: Auditório do Bom Conselho

Mesa Redonda com o tema: “Desafios da Prática nos Diferentes Contextos Escolares”

9h40 - 11h: Auditório do Bom Conselho

Exercício Funcional com o Prof. Me. Eden Carlos de Jesus

19h15 - 20h30: Auditório do Departamento de Engenharia Civil

Exercício físico e emagrecimento: aspectos metabólicos e fisiológicos - Prof.

Dr. Waldecir Paula Lima

20h45 - 22h15: Auditório do Departamento de Engenharia Civil

Bike Fit na prevenção de lesões, com o Prof. Denis Crozariol e o fisioterapeuta Fabrício Lisboa

08h - 9h20: Auditório do Bom Conselho

Bike Fit na prevenção de lesões - Prof. Denis Crozariol e fisioterapeuta Fabrício

Lisboa

9h40 -11h: Auditório do Bom Conselho

Oficina Crossfit - Profa. Ma. Manuella Colin Brazão e Prof. Me. Alex Zelanti

Roseguini

Auditório do Departamento de Engenharia Civil: Levantamento de peso olímpico na preparação de atletas e os paradigmas do Crossfit - Prof. Dr. Armando Diaz e Prof. Luiz C. Manfredini Jr.

19h15 - 20h30: Auditório do Departamento de Engenharia Civil

Mesa Redonda com o tema: “Desafios da prática nos diferentes contextos escolares”

20h45 - 22h15: Auditório do Bom Conselho

Oficina Crossfit com a Profa. Ma. Manuella Colin Brazão e com o Prof. Me. Alex Zelanti Roseguini

Encontro de ex-alunos

9h40 - 11h

Passeio sobre Rodas: saída do campus do Bom Conselho, com percurso até o SESC Taubaté. Apresentação com a equipe “BikeSession Show” no SESC.

Théo Ortiz