Prazo para renovar o FIES vai até 31 de outubro

01/10/2014 00h00 ⋅ Atualizada em 27/10/2019 02h18

A Universidade de Taubaté (UNITAU) prorrogou até o dia 31 de outubro o período para que os estudantes de graduação, que não fizeram o aditamento do 2º semestre, realizem a renovação de seus contratos de FIES (Financiamento Estudantil). O aditamento é um procedimento semestral obrigatório e deve ser feito, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h e das 14h30 às 18h, no Setor de FIES da UNITAU.

Os alunos que não efetuarem a renovação do Financiamento Estudantil terão seus descontos condicionais suspensos, até que a situação no FIES seja regularizada. Para realizar o aditamento é necessário que o aluno não possua pendências financeiras (mensalidades atrasadas ou despesas de biblioteca) com a instituição, esteja com o pagamento das parcelas trimestrais do FIES em dia e que compareça ao Setor do FIES com a seguinte documentação:

Alunos do regime anual

• CPF
  • Senha cadastrada no SisFIES Portal (não será permitido o acesso a e-mail para recuperação de senha no Setor de FIES. Caso o aluno não se recorde qual é a sua senha cadastrada, deve recuperá-la antes de comparecer à Universidade para a renovação do financiamento)
  • E-mail de cadastro no SisFIES Portal e senha, para eventuais atualizações de cadastro (idem item acima)

Alunos do regime semestral

• Comprovante de rematrícula
  • CPF

No ato do aditamento, é possível trocar o fiador do FIES. Neste caso, além dos documentos listados acima, é necessário apresentar CPF e o valor da última renda bruta do novo fiador. Se ele for casado ou tiver união estável, é preciso apresentar ainda o CPF do cônjuge.

Os alunos poderão incluir uma DP ou Adaptação no financiamento, mas, para isso, deverão apresentar o requerimento de matrícula com o valor da disciplina semestral ou anual para efetuar o aditamento. Vale lembrar que o limite máximo para ampliação do valor do financiamento é de 20% sobre a semestralidade anterior.

Aqueles estudantes que possuem pendências financeiras (mensalidades atrasadas) deverão entrar em contato com o Setor de Cobranças da UNITAU e regularizar a situação. O Setor está localizado na Pró-reitoria de Economia e Finanças (PREF), na Avenida Nove de Julho, 245, no Centro.

É importante ressaltar que o aditamento só poderá ser finalizado se o pagamento das parcelas trimestrais estiver em dia. Caso o aluno esteja em atraso, o agente financiador (banco) impedirá a renovação. Assim, se o estudante tiver parcelas em atraso, deve regularizar a pendência com o banco antes de procurar a Universidade para realizar o aditamento.

O Setor do FIES está localizado na Pró-reitoria Estudantil (PRE), na Rua Barão da Pedra Negra, 162, no Centro, e funciona de segunda a sexta-feira das 8h30 às 11h e das 14h30 às 19h. Mais informações podem ser obtidas no (12) 3625-4126.

PRE/UNITAU