Disciplina de Ecoturismo conta com mais de 10 modalidades esportivas

23/09/2014 00h00 ⋅ Atualizada em 03/11/2019 05h46

[gallery:152]

O curso de Educação Física da Universidade de Taubaté (UNITAU) conta, em sua grade curricular do último semestre, com a disciplina de Ecoturismo. São mais de 10 modalidades esportivas que motivam os alunos a cuidar do meio ambiente e a interagir com ele.

Tirolesa, mergulho, quadriciclo, skate, patins, paintball e parkour são alguns exemplos de modalidades. Além de incentivar a preservação ambiental, as aulas também garantem dinamismo para o curso.

O projeto pedagógico da disciplina de Ecoturismo foi implantado no curso há sete anos, com o propósito de abordar o tema “Meio ambiente” junto com o lazer dos alunos, mostrando que os dois assuntos estão ligados diretamente um ao outro.

Para o Prof. Me. Edésio da Silva Santos, professor da disciplina, o sistema ajuda a motivar os alunos a realizarem as práticas esportivas. “O objetivo é despertar o interesse dos alunos para conhecer os esportes urbanos e os de aventura, relacionando-os com a natureza.”

Pedro Vidal, certificado pela Parkour Generation London e formado na Universidade em 2013, ministrou, para os alunos de Educação Física, na última quinta-feira, 18, o parkour (palavra oriunda do francês para “percurso do combatente”), atividade criada em 1998, na qual o principal objetivo é fortalecer o corpo diante dos obstáculos. O ex-aluno demonstrou alguns movimentos e deu dicas para amortecer a queda e para ter equilíbrio, além de ensinar alguns alongamentos necessários antes da atividade.

“As aulas são importantíssimas para conhecermos as modalidades presentes no mercado, pois poderemos trabalhar com elas”, comenta o estudante Erick Gutierrez, que realiza a disciplina.

Caroline Santos