Ex-aluno dirige Centro de Gerenciamento de Emergências

25/09/2014 00h00 ⋅ Atualizada em 25/10/2019 20h44

 

Hassan Mohamad Barakat graduou-se em Engenharia Civil pela Universidade de Taubaté em 1996. É pós-graduado em Resíduos Industriais e Urbanos e especialista em análise de risco para alagamentos e escorregamentos de encostas.

A carreira do engenheiro iniciou-se em 1993, ainda na graduação, atuando como técnico de obras pela empresa Dersa. Atualmente o profissional é gerente do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo) e, desde 2011, é docente dos cursos de Engenharia Civil e Ambiental da Faculdade Oswaldo Cruz.

Barakat também é membro do Conselho de Defesa Civil da cidade de São Paulo e Coordenador do Grupo de Diretrizes do Plano de Contingências “Chuva de Verão”, também de São Paulo.

Da passagem pela Instituição, ele relembra com saudades do período como estudante. “As lembranças são muitas, possuo uma profunda gratidão pela UNITAU por ter me trazido amigos, companheiros e professores muito comprometidos com a Engenharia Civil.”

Hassan destaca que a Universidade é de suma importância em sua formação. Sua carreira, que começou como engenheiro de campo, o levou ao cargo de gerência e de professor. Nos postos, ele avalia que conseguiu colocar em prática todos os ensinamentos obtidos no curso da UNITAU.

Dentre os momentos marcantes e divertidos da faculdade, o engenheiro conta da última prova que a turma realizou. “Combinamos que os rapazes iriam vestidos com trajes femininos e as meninas vestiriam trajes masculinos. O engraçado é que a maioria dos amigos aderiu ao movimento, e quando o professor entrou na sala não acreditou no que estava vendo.”

Barakat ressalta a capacidade da UNITAU em formar profissionais de qualidade para o mercado de trabalho. “Em minhas andanças tenho encontrado profissionais ex-alunos de diversas áreas, que hoje ocupam cargos de destaque em empresas.”

"No início de cada palestra que realizo, sempre faço questão de, ao me apresentar, citar e enfatizar minha formação pela UNITAU“ finaliza o profissional.   

Ariane Caldas
ACOM/UNITAU