Alunos realizam curso de Leituras Paleográficas

03/10/2014 00h00 ⋅ Atualizada em 28/10/2019 03h57

[gallery:153]

Foi iniciado em setembro pela UNITAU o curso de extensão em Leituras Paleográficas, em parceria entre o curso de História e o Arquivo Histórico de Taubaté Félix Guisard Filho. O curso está sendo realizado nas dependências do Arquivo Histórico de Taubaté, com aulas ministradas pela paleógrafa Lia Carolina Prado Alves Marioto, sob a responsabilidade da Profa. Dra. Rachel Duarte Abdala, coordenadora pedagógica do curso de História.

O oferecimento deste curso, bem como sua realização nas dependências do Arquivo, contribuirão significativamente para a formação dos estudantes do curso de História participantes. A realização das atividades no Arquivo permite o contato direto com documentos dos séculos XVI, XVII, XVIII e XIX.

A proposta do curso foi uma demanda que partiu dos próprios alunos que pretendem aprofundar os conhecimentos em técnicas auxiliares da História, como a paleografia tanto para desenvolver pesquisas a partir de documentos de séculos recuados, quanto para acrescentar em seus currículos visando oportunidades de emprego na área de pesquisa em História.

A paleografia constitui-se em conhecimento fundamental para o desenvolvimento de estudos sobre a História do período colonial do Brasil e do Vale do Paraíba, pois, viabiliza a coleta de dados e a análise das informações apresentadas nas diversas fontes documentais.

Além de proporcionar aos inscritos discussões teóricas, o curso é fortemente marcado por uma dimensão prática de capacitação em técnicas e normas de transcrição paleográfica. Proporciona também atividades práticas de análise documental e promove o debate transdisciplinar dos aspectos culturais, históricos e linguísticos de documentos.

A paleógrafa Lia Carolina Prado Alves Marioto é a responsável pelo Arquivo há mais de 20 anos e conhece profundamente as técnicas paleográficas e o acervo do arquivo. Desenvolve pesquisas inéditas a partir desse rico acervo e contribui para a realização de trabalhos de pesquisadores de todo o Brasil e mesmo internacionalmente.

* com informações da coordenação do curso de História