Sistema on-line gerenciará serviços de manutenção

03/10/2014 00h00 ⋅ Atualizada em 31/10/2019 21h32

Uma nova tecnologia para o gerenciamento de serviços de manutenção predial é implantada na Universidade de Taubaté, por meio de um convênio de cooperação tecnológica entre a Instituição e a empresa espanhola Gecor Brasil Tecnologia.

Trata-se de uma plataforma on-line, que desenvolve diferentes atividades, entre elas o controle dos serviços que precisam ser executados e do andamento dos pedidos de manutenção, garantindo mais organização e eficiência na manutenção. O sistema também atua em prol da economia de energia, identificando medidas que podem ser realizadas para diminuir o consumo de luz, por exemplo.

A primeira cidade a receber o modelo foi Málaga, na Espanha, considerada por um ranking da Revista Forbes com a mais “inteligente” da Espanha por três anos. Ao trazer a proposta para a Universidade, a empresa espera adaptar as funcionalidades do sistema ao perfil brasileiro.

O Reitor da UNITAU, Prof. Dr. José Rui Camargo, destaca que a inovação tecnológica é uma das atribuições da Universidade. “Procurar ferramentas que proporcionem mais eficiência e sustentabilidade é um dos nossos objetivos.”

“A plataforma pode ser utilizada por um setor, por uma escola, por um local específico, como o estádio do Real Madrid, que recebeu a tecnologia, ou até por uma cidade inteira”, disse o sócio diretor da Gecor, Diego Escriva.

Na UNITAU, o sistema funcionará da seguinte maneira: as ocorrências (por exemplo: lâmpadas que não funcionam, cadeiras quebradas, torneiras com problemas e outros) serão registradas na plataforma on-line, que fará o gerenciamento dessas atividades, emitindo diferentes relatórios, entre eles listas sobre quais situações são mais comuns, em que Departamentos estão localizadas e há quanto tempo foram registradas.

A inclusão de informações pode ser feira do próprio local em que ela foi verificada, pois a plataforma tem sistema de GPS. A princípio, o sistema será implantado para gerenciar as atividades de dois campus: Bom Conselho e Juta. Posteriormente, ele será ampliado para toda a Universidade.