Grupo participa de Encontro de História em Santos

03/10/2014 00h00 ⋅ Atualizada em 31/10/2019 19h36

Estudantes do curso de História da Universidade de Taubaté (UNITAU) apresentaram seus trabalhos de pesquisa no XXII Encontro Estadual da ANPUH-SP, realizado entre 1º e 5 de setembro na Universidade Católica de Santos, em Santos-SP.

Os seis alunos foram acompanhados da Profa. Dra. Rachel Duarte Abdala, coordenadora do curso, que também apresentou sua pesquisa de doutorado concluída em 2013. Além dos seis estudantes que apresentaram trabalhos, outros seis participaram do evento como ouvintes, assistindo os seminários temáticos e as mesas redondas.

Na ocasião, o grupo aproveitou a estada na cidade de Santos para realizar trabalho de campo e conheceu o Museu do Café, a Antiga Bolsa do Café, onde tiveram uma visita monitorada; a Fundação de Arquivo e Memória de Santos, onde tiveram uma visita técnica. Além disso, visitaram o centro histórico da cidade.

Os trabalhos apresentados foram: 1. “Sexualidade e pudores no nordeste brasileiro no século XVI”, de Renato Rocha Lima e Jean Ferreira Barbosa, orientado pela Profa. Dra. Maria Fátima Toledo; 2. “Bom Jesus de Tremembé em Taubaté-SP: o translado da imagem e o imaginário popular (1903 e 1932)”, de Rodney da Silva Amador, orientado pela Profa. Dra. Rachel Duarte Abdala; 3. "Viagem pelo imaginário pós-morte medieval cristão: sobe medo, sermões e fé", de Jean Campos, orientado pela Profa. Dra. Suzana Lopes Salgado Ribeiro; 4. “Pluralidade e centralização bancária no Brasil Império”, de Daniele Anzorena, orientado pelo Prof. Dr. Edson Trajano Vieira, 5. Analisando o separatismo na Guerra dos Farrapos, de Fernando Henrique Nogueira Pereira, sob a orientação do Prof. Me. Armindo Boll.

Os estudantes puderam, ao participar deste evento acadêmico da área de História, ampliar seus conhecimentos, ter contato com referências e pesquisadores de diversas universidades paulistas, refletir sobre questões teóricas e metodológicas apresentadas nos seminários temáticos.

* com informações da coordenação do curso de História