VOCÊ ESTÁ EM: NOTÍCIAS / 2ª Edição
2ª Edição

22/08/2014 - GESTÃO

O Reitor responde

1) Quais são os pré-requisitos e procedimentos para que o aluno consiga financiar seu curso pelo FIES?

O Fies é um Financiamento Estudantil disponível para todos os cursos que obtiverem nota igual ou superior a três no ENADE. Hoje, a Universidade de Taubaté não dispõe de FIES para os cursos de: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Administração, Ciências Econômicas, Direito, Educação Física (Bacharelado), Tecnologia em Logística e Sistemas de Informação. Para inscrever-se o aluno deverá acessar o site “sisfiesportal.mec.gov.br” e preencher a ficha que deverá ser entregue, com a documentação constante no site da UNITAU, na Pró-reitoria Estudantil. O aluno financia todo o curso, pelo Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal, com juros de 3,4% ao ano e pode escolher entre os percentuais de 50 a 100.

2) Como a UNITAU pretende equacionar o problema histórico da inadimplência?

Muito se falou sobre “dificuldades financeiras na Unitau”, assim como as causas que possam ter gerado essas dificuldades. Certamente, como muitas outras instituições de ensino, passamos por momentos financeiros que exigiram da atual administração extrema prudência e ações concretas que levaram à uma sensível redução da inadimplência. Entre essas ações estão as campanhas de conscientização entre os alunos, os programas de incentivo à recuperação de créditos (flexibilizando os acordos financeiros), a semestralização dos cursos e o Programa de Incentivo ao Pagamento (com a Bolsa BIP e o seguro educacional). Estamos também implantando um sistema que permitirá ao aluno ter ou incrementar sua renda própria, propiciando-lhe ainda a oportunidade de adquirir experiência profissional. Hoje já temos condição de reiniciar os necessários investimentos no ensino e na pesquisa, consolidando o desenvolvimento da UNITAU.