Aluna de Engenharia concorre a programa de empreendedorismo

10/10/2014 00h00 ⋅ Atualizada em 08/10/2019 09h02

A aluna Nicoly Milhardo Lourenço, estudante do 3º ano de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade de Taubaté (UNITAU) foi aprovada para a segunda etapa do Prêmio Santander Empreendedorismo, com um projeto de bovinocultura sustentável.

Para seguir na disputa, a proposta participa de um júri público. Para votar, acesse aqui

O prêmio visa apoiar a criação e o desenvolvimento de projetos de oportunidades empreendedoras realizados por alunos de graduação e de pós-graduação. Ele é dividido em cinco etapas: inscrições e envio do resumo da oportunidade empreendedora; avaliação e seleção dos 150 melhores resumos; envio do projeto; avaliação e seleção dos projetos semifinalistas e divulgação dos vencedores.

A estudante teve o resumo selecionado entre os 150 que seguem para a próxima fase. Ela conta como é ter seu projeto escolhido. “Fiquei extasiada ao constatar que, dentre 20.000 projetos enviados e mais de 1.000 instituições participantes, o nosso trabalho tinha sido um dos 150 escolhidos. É um prazer imenso ver que o seu trabalho é reconhecido e que vale a pena o esforço.”

O projeto de Nicoly, “Bovinocultura sustentável via a sinergia entre saneamento ambiental, bioenergização de resíduos e vermicompostagem”, visa o aproveitamento ecoeficiente do resíduo de bovinocultura e outros compostos orgânicos agroindustriais, com uma nova tecnologia verde capaz de aproveitar energeticamente o biogás no empreendimento para baixar custos de produção. E também vender, além de húmus de minhoca, embalagens contendo minhocas e derivados desidratados por meio de aproveitamento de energia solar. O projeto tem a orientação do Prof. Dr. Ederaldo Godoy Jr.

Nicoly fala da importância de participar do programa. ”O prêmio nos dá a oportunidade de aprender a produzir plano de Negócios, acima de tudo. Isso é super importante para qualquer área de conhecimento, pois forma um profissional multidisciplinar. Na Engenharia, por exemplo, é fundamental planejar, organizar e executar funções administrativas”, finaliza.

Luciana Oliveira
ACOM/ UNITAU