9ª edição - O que é e porque a UNITAU faz a Avaliação Institucional?

09/10/2014 00h00 ⋅ Atualizada em 31/10/2019 08h45

O processo de avaliação institucional tem por objetivo diagnosticar os aspectos acadêmico-pedagógicos e organizacionais, de modo a fornecer subsídios para o planejamento administrativo e para o aprimoramento constante do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Esse processo segue os critérios estabelecidos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei 10.861, de 14 de abril de 2004, e permite obter as informações solicitadas pelo INEP para que o Governo Federal possa implementar políticas educacionais, com a finalidade de melhorar a qualidade da educação superior, entre outras medidas.

A avaliação é um processo periódico, coordenado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), que tem atuação autônoma e deve considerar desde a política para o ensino de graduação, de pós-graduação, a pesquisa e a extensão até a infraestrutura física e a comunicação com a sociedade, passando pelo atendimento aos alunos, recursos humanos, sustentabilidade financeira e responsabilidade social da Instituição.

Sendo um exercício democrático, toda a comunidade acadêmica pode e deve participar ativamente deste processo.

A UNITAU está realizando sua avaliação desde o último dia 6 e ela segue até o dia 24 de outubro. A pesquisa de opinião está disponível no www.unitau.br.

Conto com todos vocês, professores, servidores técnico-administrativos e alunos, para que possamos obter um retrato fiel de nossa Instituição, que sirva de como vetor e ferramenta de nossa gestão.