Estudantes de Engenharia Elétrica desenvolvem projeto sustentável

17/10/2014 00h00 ⋅ Atualizada em 31/10/2019 16h43

Empresas, entidades e residências tem procurado, cada vez mais, fontes alternativas de energia como um meio de diminuição, ou eliminação, de suas contas de luz. As alunas do quinto ano do curso de Engenharia Elétrica da Universidade de Taubaté (UNITAU) Rafaela Santos Silva e Eliane Cristina de Castro, juntamente com seu orientador, Prof. Me. Roberto Devienne Filho, apresentarão um projeto de reaproveitamento de energia na III edição do Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (CICTED), no dia 20 de Outubro de 2014.

O projeto consiste em implantar os sistemas fotovoltaicos em instituições de cunho social. O trabalho mostra que, diminuindo a conta de energia elétrica dessas instituições, seus administradores poderão investir em programas visando o bem-estar das pessoas atendidas.

“É a comprovação de que se houvesse um sistema fotovoltaico em instituições de caridade resolveria o grande problema dos gastos com energia que essas localidades têm”, afirma a aluna Rafaela.

“O impacto para o público é a economia que a tecnologia fotovoltaica oferece os beneficiados em médio prazo”, complementa a estudante.

O projeto será trabalhado em sete fases: coleta de informações nas instituições (consumo energético, características da rede elétrica e o espaço físico para montagem das placas); estudo de incidência solar e condições climatológicas do local; estudos dos módulos fotovoltaicos e inversores; dimensionamento, montagem, proteção e a acoplagem delas à rede elétrica; avaliação econômica; sistemas de tarifação; e conclusões.

Nos três dias de evento, o CICTED contemplará os mais diversos formatos de comunicação acadêmica, como atividades culturais, mesas-redondas, minicursos, palestras, seminários, entre outros. O Congresso será realizado nos dias 20, 21 e 22 de Outubro, das 8h às 22h, no Departamento de Economia, Contabilidade e Administração – ECA da Universidade de Taubaté.

Camila Sanini