Funcabes promove benefícios aos servidores

20/10/2014 00h00 ⋅ Atualizada em 29/10/2019 22h37

A Fundação Caixa Beneficente dos Servidores da Universidade de Taubaté (Funcabes) oferece programas que visam à melhoria da qualidade de vida dos servidores ativos e inativos da UNITAU.

A organização foi criada em novembro de 1982 como órgão de previdência, o Caixa Beneficente dos Servidores (Cabes), mas seis meses depois mudou para Fundação, mantendo o antigo nome. Hoje, o principal objetivo da Funcabes é promover e mostrar as oportunidades de benefícios que a Universidade oferece aos seus servidores, colaborando para que eles reduzam gastos financeiros.

Dentre os benefícios ofereci- dos pela Fundação, destacam- se o seguro de vida, o auxílio funeral, o clube de lazer, o vale-transporte, o auxílio alimentação (cesta básica), os planos de pecúnio, a assistência médica e odontológica e a farmácia.

O diretor-presidente, Prof. Dr. Eduvaldo Silvino de Brito Marques, explica que alguns benefícios são gratuitos e que, para utilizar outros, o servidor entre os benefícios oferecidos estão cesta básica, seguro de vida e plano de saúde paga uma quantia mínima e a Funcabes fica responsável por cobrir o restante. “Em alguns casos, o servidor consegue até 90% de subsídio, por exemplo, em plano de saúde ou medicamentos”, destaca o diretor.

A Universidade faz, por mês, um repasse de R$ 400 mil reais para a Fundação. Assim, ela beneficia atualmente cerca de 2400 pessoas, entre servidores ativos, aposentados e dependentes.

Para o próximo ano, a Funcabes pretende ampliar os seus programas de benefícios para atingir mais e novos servidores. Dentre algumas propostas, destacam-se o auxílio à gestante e o programa de intercâmbio.

O servidor interessado em conseguir os benefícios não precisa ser sócio ou pagar alguma mensalidade como membro, basta apenas dirigir-se à Fundação e realizar o cadastro.

A Funcabes fica localiza- da na Rua Engenheiro Fernando de Mattos, 81, Centro.

Ariane Caldas