Ciência e tecnologia para o desenvolvimento social são temas do 3º CICTED

21/10/2014 00h00 ⋅ Atualizada em 28/10/2019 06h45

 

A Universidade de Taubaté (UNITAU) deu início à terceira edição do Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (CICTED) nesta segunda-feira, dia 20. Com mais de mil trabalhos inscritos, a programação do evento conta também com palestras e mesas redondas.

A abertura solene do Congresso aconteceu na noite do dia 20, e contou com a presença do Reitor, Prof. Dr. José Rui Camargo, dos Pró-reitores, de professores, de alunos e de servidores da Universidade. Também estiveram presentes a Profa. Dra. Maria Julia Ferreira Xavier Ribeiro e o Prof. Dr. José Roberto Cortelli, que foram Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação nos anos de 1997 a 2006 e de 2006 a 2010, respectivamente.

“Nós tivemos a primeira experiência de um evento voltado à pesquisa em 1996, com a Profa. Maria Rezende Sant-Martin. No ano seguinte, a Profa. Maria Julia assumiu a Pró-reitoria e o projeto ganhou corpo. Na gestão do Prof. Cortelli, o ENIC foi fortalecido e concretizou a pesquisa na UNITAU. Hoje, com muito orgulho, o ENIC está em sua 19ª edição”, afirmou o Prof. Dr. Francisco José Grandinetti, Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação.

O prof. Dr. Mário Peloggia, Pró-reitor de Extensão e presidente da comissão executiva do CICTED, ressaltou a importância da integração entre a graduação, a extensão e a pós-graduação. “Eventos como este são um importante referencial para formação de nossos alunos e cumprem o papel de integrar a Universidade à comunidade no sentido de promover uma sociedade melhor e mais preparada”.

O evento contou ainda com a palestra do Prof. Dr. Marcos Tarciso Mazetto, doutor em Psicologia da Educação e especialista em Formação Pedagógica de Docentes do Ensino Superior. Mazetto já publicou livros, capítulos de livros e artigos em periódicos sobre docência no Ensino Superior.

O CICTED segue até quarta-feira, 22. A programação completa do evento pode ser acessada aqui.

ACOM/UNITAU