Estudante realiza pesquisa sobre violência em Taubaté

21/10/2014 00h00 ⋅ Atualizada em 28/10/2019 02h58

O aluno do 4º ano de Geografia da Universidade de Taubaté (UNITAU) Rafael de Oliveira Medeiros foi buscar informações a respeito da violência urbana na cidade, caracterizando os bairros sócio-economicamente e o perfil dos criminosos. O trabalho será apresentado no CICTED (Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento).

“A importância é que esse estudo venha ajudar o município de Taubaté a compreender a dinâmica da violência”, afirma o estudante. Com o resultado de dados, o aluno espera identificar os crimes mais cometidos e algumas características dos criminosos ao longo dos períodos, assim como a características dos bairros que sofreram os crimes e algumas causas da criminalidade em Taubaté. Atualmente, o estudante trabalha na coleta e organização dos dados.

O trabalho utiliza informações socioeconômicas do Nupes, do Seade e do IBGE. Esses dados são de escolaridade, faixa etária, números de filhos, ocupação e remuneração e sobre as tipologias de violência. “Este estudo pode trazer várias soluções para melhorar a segurança pública e as estruturas dos bairros. Trabalhar em conjunto com a saúde, educação e segurança e assim melhorar com a vida da população”, afirma o aluno.

O propósito do projeto é identificar os crimes mais cometidos no município, caracterizar os bairros e o perfil dos criminosos, levando em consideração dados dos anos 2008, 2010 e 2013, além de complementar a falta de estudos específicos sobre o tema.

O Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento ocorre nos dias 20, 21 e 22 de outubro no Departamento de Economia, Contabilidade e Administração – ECA.

Camila Sanini