Congresso Internacional reúne 8 mil pessoas

23/10/2014 00h00 ⋅ Atualizada em 31/10/2019 10h16

[gallery:155]

O maior evento de pesquisa da região reuniu 1.050 trabalhos e mais de 8 mil pessoas. Este é o saldo da terceira edição do Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (CICTED), realizado entre 20 e 22 de outubro, na Universidade de Taubaté (UNITAU).

Durante três dias, estudantes das áreas de Exatas, de Biociências e de Humanas apresentaram pesquisas desenvolvidas durante a graduação e puderam participar de mais de 100 palestras, minicursos e mesas redondas. O Congresso também teve trabalhos de alunos do Ensino Médio, da pós-graduação, de docentes e de servidores.

“O interesse e a motivação em apresentar as pesquisas é impressionante. Os estudantes querem a oportunidade para mostrar o que fizeram e a participação dos professores avaliadores foi 100%”, disse o Prof. Dr. Francisco José Grandinetti, Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade.

O Júri Simulado, a palestra sobre o uso das redes sociais e o lançamento do livro do projeto Trilhas Culturais movimentaram a última noite do evento. Os melhores trabalhos também foram homenageados, num total de 20 premiações e menções honrosas.

“É o primeiro ano que venho ao Congresso. Além de ser importante para o currículo, é um momento para enriquecer o conhecimento e para conhecer novas áreas”, comentou Sabryne Samantha, aluna do quarto semestre de Direito.

Para o próximo ano, a Universidade pretende manter algumas mudanças desta edição, como a condensação do evento em três dias, a apresentação dos trabalhos por áreas, e o local, o Departamento de Economia, Contabilidade e Administração (ECA).

“O Congresso está consolidado e ficou ainda mais dinâmico. Gostaria de agradecer aos alunos e aos professores do Departamento, além dos funcionários das Pró-reitorias de Extensão, de Pesquisa e Pós-graduação e de Administração”, finalizou Grandinetti.