Engenharias preparam alunos para o mercado de trabalho

24/10/2014 00h00 ⋅ Atualizada em 01/11/2019 20h41

Apontadas em diferentes pesquisas entre as carreiras mais promissoras, as Engenharias concentram diferentes opções de formação e atuação. A UNITAU tem nove cursos na área, que contam com notas três e quatro no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

Segundo o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), a Engenharia está entre carreiras que mais cresceram entre 2009 e 2012, com previsão de continuar em alta para os próximos anos. As possibilidades de atuação são variadas, envolvendo desde pesquisas buscando novos conhecimentos e tecnologias até o desenho e o planejamento de soluções, passando pelas atividades de transformar matérias-primas em produtos, de administrar, de planificar, de organizar e de dirigir projetos.

A Profa. Ma. Angela Popovici Berbare, Pró-reitora Estudantil, destaca que o mercado de trabalho no Vale do Paraíba segue essa tendência nacional de expansão. “Nós temos muitas fábricas que estão em busca de profissionais da nossa região ao invés de profissionais de fora”, disse.

O fato se dá, de acordo com a Pró-reitora, porque muitas empresas acabam perdendo profissionais que são de outras localidades, por eles optarem por não se afastar permanentemente de suas regiões.

A UNITAU, por meio da Central de Oportunidades, atua para manter e ampliar o trabalho de aproximação com as companhias. “As empresas querem formar profissionais de qualidade, por isso existem vários convênios entre elas e a UNITAU”, destaca a Pró-reitora.

Estrutura / A UNITAU tem os seguintes cursos de Engenharia: Aeronáutica, Ambiental e Sanitária, Civil, de Computação, de Controle e Automação, de Energia, de Produção Mecânica, Elétrica e Eletrônica e Mecânica.

Eles estão localizados em quatro Departamentos e têm juntos mais de 35 laboratórios.

Vestibular / A UNITAU está com inscrições abertas, até o dia 01/12, para o Vestibular de Verão, no www.unitau.br.

Gabriel Castro