Construindo história junto com a Instituição

24/10/2014 00h00 ⋅ Atualizada em 31/10/2019 13h23

Rosana Maria de Moura Pereira deu início, em 1981, a sua vida na UNITAU sem saber que se tornaria de algum modo, alma e coração nas cores azul e branco. Com a intenção de conseguir pagar o curso de Secretariado Executivo, iniciou a atividade de escriturária em 5 de março do mesmo ano na Reitoria, mas foi a partir de 1985 que selou de vez sua relação com a Instituição. Rosana realizou o concurso para o cargo de auxiliar administrativo, ficando por dois anos na área, e depois passou para a função de arquivista.

Em 1994, entrou para a Secretaria dos Órgãos Colegiados Centrais, onde permanece até hoje como secretária. Natural de Taubaté, Rosana era uma jovem de 18 anos quando começou a trabalhar na UNITAU. Sua intenção era conseguir pagar o curso e depois ganhar o mundo, não imaginava fazer carreira na Instituição. “Quando comecei a trabalhar na Universidade, ela tinha 5 anos. Entrei em 1981 e ela funcionava desde janeiro de 1976, então acompanhei esse crescimento e cresci junto.”

Rosana acompanhou de perto vitórias e dificuldades da Universidade, presenciou os mandatos de nove Reitores, conduziu posses, registrou e viveu momentos que se recordará para sempre. “Na posse do Reitor José Rui, fiquei muito emocionada porque aquela era a última vez que eu participaria. Você ficar 33 anos no mesmo lugar, na mesma função, é claro que vou sentir falta.”

Em sua rotina diária, quando chega à reitoria, Rosana cumprimenta as pessoas ao seu redor, entre eles funcionários e estagiários, e se dirige para sua sala, onde passa a maior parte do tempo. Em sua mesa, encontram-se fotografias sob um vidro, que remetem às lembranças familiares e aos momentos vividos na Instituição, e pilhas de processos para receber sua assinatura e seu devido encaminhamento.

Ao final do expediente, Rosana vai para seu lar e desenvolve as tarefas normais de uma dona de casa e, para descansar, faz pilates e pratica dança de salão com o marido Valter, com quem é casada há 30 anos, além de apreciar uma boa leitura.

Rosana da Reitoria, como é comumente conhecida, é mãe de dois filhos e, em breve, será avó. Em 2015, ela completará 34 anos de dedicação à UNITAU, com a sensação de dever cumprido e laços de amizades concretizados. “Em todo esse tempo, conquistei amigos queridos que terei o prazer de reencontrar.”

Camila Ferreira