Sonhos Possíveis reconta a trajetória da Universidade de Taubaté

04/11/2014 00h00 ⋅ Atualizada em 03/11/2019 05h24

Criada oficialmente em 6 de dezembro de 1974, a Universidade de Taubaté nasceu a partir do sonho de criar uma Instituição de Ensino Superior que contribuísse para a formação de cidadãos livres e pensantes. Ao longo das últimas quatro décadas, a UNITAU formou milhares de profissionais que hoje atuam em diversas áreas no Brasil e em outros países.

Essa história, que começou há 40 anos, se entrelaça com a de muitas pessoas que passaram pela Universidade, sejam como alunos, docentes ou servidores técnico-administrativos. Dentro das salas de aula, muitos se descobriram profissionalmente, desenvolveram pesquisas, fizeram grandes amizades e até mesmo formaram famílias. Ou seja, muitos sonhos puderam ser realizados por intermédio da UNITAU.

E esses são a temática central da exposição Sonhos Possíveis, que acontece entre 12 de novembro e 6 de dezembro, no Solar da Viscondessa do Tremembé.  O levantamento histórico foi feito por meio de pesquisas em jornais antigos e arquivos da Universidade, além de terem sido feitas entrevistas com alunos, servidores, docentes e ex-professores.

Todo conteúdo foi planejado para recontar a história da Universidade de uma forma clara e interativa. Além da linha do tempo, com a trajetória da UNITAU nos últimos 40 anos, haverá também painéis digitais com imagens históricas e notícias, além de um espaço mais reservado, para que os visitantes compartilhem as memórias vividas na Universidade.

Websérie
Outra ação comemorativa aos 40 anos é a produção da websérie Sua história, nossa história, lançada em 23 de outubro.  Dez depoimentos darão forma à narrativa que contará a história da Universidade por meio da experiência dos entrevistados dentro da Instituição. Os primeiros capítulos já estão no ar e podem ser acessados no canal da UNITAU no youtube (youtube.com/universidadetaubate).

“Buscamos pessoas que são patrimônio vivo da UNITAU para compartilhar suas memórias que têm a Universidade como pano de fundo. Todo esse conteúdo culminará na exposição que irá retratar a vida de muita gente da região, seja como aluno, docente ou servidor”, comenta Letícia Maria, coordenadora da ACOM.

Agenda
A exposição segue até 6 de dezembro, no Solar da Viscondessa, localizado na Rua XV de Novembro, 996, Centro, Taubaté-SP. A mostra será aberta para visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h.