Projetos da Universidade atuam para recuperação de bacias hidrográficas

18/11/2014 00h00 ⋅ Atualizada em 02/11/2019 01h54

A crise da água em São Paulo reforça a necessidade da implantação de projetos de preservação dos recursos hídricos. A Universidade de Taubaté (UNITAU) desenvolve três iniciativas que contemplam a recuperação de bacias hidrográficas da região.

Duas delas já foram contempladas com verbas do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) para serem realizadas e outras duas estão em fase de aprovação pelo órgão. Dos já aceitos pelo Fundo, um prevê a elaboração de um plano de macrodrenagem da Bacia do Rio Una.

O rio já foi responsável pelo abastecimento de Taubaté, mas hoje atende apenas 15% da cidade, sofrendo com problemas como, por exemplo, assoreamento e desmatamento do entorno. “Preservar a bacia é fundamental para atuar no aumento da quantidade de água”, afirma o Prof. Dr. Marcelo Targa, coordenador dos projetos.

O plano para o Una envolve a realização de um mapeamento da situação atual da bacia e a definição de propostas de melhorias, entre elas a criação de barramentos (pequenas represas) ao longo do rio e o plantio de vegetação nativa nas margens. “Se conservada, acreditamos que a bacia poderia atender até um milhão de pessoas”, continuou Targa.

A bacia tem 476 km² de área, o rio tem cerca de 50 km de extensão, mais de 25 afluentes e é considerado classe 2, o que representa que demanda um tratamento mínimo para que sua água possa ser utilizada.

Paraitinga
O outro projeto já aprovado pelo Fehidro prevê a construção de uma base de dados dos rios Paraíbuna e Paraitinga e de uma proposta de zoneamento agroecológico de São Luiz do Paraitinga. Esse último tem como objetivo definir quais cultivos são adequados para a cidade e em que locais – inclusive o plantio de eucalipto, que é polêmico no município.

Paraíba do Sul
O terceiro projeto contempla a confecção do “webgis”, um completo banco de dados virtual da Bacia do Rio Paraíba do Sul. Nele estarão contidas informações como, por exemplo, mapas (de hidrologia, de topografia, de cultivo e outros), imagens de satélite, imagens aéreas e coordenadas geográficas.

Um projeto similar já foi realizado pelos pesquisadores em 2003 para a bacia do Una e é utilizado como referência para estudos sobre o tema. A expectativa é de que o mesmo ocorra com o Paraíba do Sul.