Alunos da Arquitetura desenvolvem projeto em escala real

24/11/2014 00h00 ⋅ Atualizada em 31/10/2019 15h29

[gallery:159]

Os alunos do segundo semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Taubaté (UNITAU) desenvolveram ao longo do semestre a construção de um abrigo que servisse de lazer e convívio e que atendesse a algumas exigências técnicas.

Para a construção final dos abrigos os alunos passaram por diversas fases.

Primeiro foram divididos em grupos de quatro a seis pessoas e começaram pela confecção de maquetes em escalas menores e foram aperfeiçoando o que precisava ser melhorado. Em seguida os alunos formaram grupos de 10 a 12 pessoas para a construção do abrigo em escala real.

O projeto contou com o apoio do Departamento de Ciências Agrárias que forneceu o material necessário para a construção.

As atividades fazem parte da disciplina Projeto de Arquitetura I e foram orientadas pelo Prof. Dr. José Oswaldo Soares de Oliveira e pelo Prof. Me. Vinícius Barros Barbosa.

“O objetivo era incentivar e facilitar a forma de criação e execução de projetos na escala real”, explica Vinícius.

Para a estudante Melissa Prado foi uma experiência nova e que agregou bastante. “Meu grupo era grande, trabalhamos durante cincos dias seguidos e tínhamos algumas limitações e pouca noção de espaço e escala. Com a atividade conseguimos desenvolver esse lado do real e do dimensionamento”, conta.

A última etapa foi realizada na quinta-feira, 20, no próprio Departamento. Após a execução prática os alunos retornaram a sala de aula para serem avaliados.

Ariane Caldas