Aluna de Biologia recebe prêmio em Congresso

26/11/2014 00h00 ⋅ Atualizada em 06/10/2019 23h26

A aluna do 4º ano de Biologia da Universidade de Taubaté (UNITAU) Isabela Ribeiro Rocha de Moraes foi a 1ª colocada na categoria apresentação oral de Graduação no VIII Congresso Brasileiro Sobre Crustáceos, realizado em Bonito-MS no dia 20 de novembro.

Isabela fez seu trabalho sobre um camarão ornamental que é utilizado em aquários e que tem como fonte de alimento a estrela-do-mar. A pesquisa é baseada em testes realizados em Portugal pela própria aluna, entre 2012 e 2013, quando ela participou do Programa Ciência Sem Fronteiras.

A estudante pesquisou, com um grupo de alunos do país europeu, como fazer uma espécie de ração para os animais, com o objetivo de diminuir o impacto ambiental gerado pela tirada das estrelas-do-mar da natureza. “Coloquei diferentes espécies de estrela-do-mar, porque geralmente os camarões comiam só um tipo e testei pra ver se ele aceitava outras estrelas-do-mar, outras condições”, afirma.

O projeto prático foi feito juntamente com um professor que trabalha no interior de Portugal, na Universidade de Aveiro. A aluna terminou a faculdade em Lisboa e se mudou para Aveiro para iniciar as pesquisas. “Eu conversei com ele durante meu curso e ele disse que estava interessado em fazer o projeto”, comenta.

O Prof. Dr. Valter José Cobo, orientador da aluna na UNITAU, diz estar satisfeito com a experiência adquirida por ela e pela Universidade disponibilizar esse intercâmbio. “A Universidade de Taubaté é um local em que se formam pessoas com muita qualidade e a prova disso foi o que aconteceu com ela”, ressalta.

A aluna conta que, durante o intercâmbio, sua dificuldade foi ter ficado longe da família. “Sou de Aparecida e nunca tinha morado fora de casa, sempre morei com meus pais, o máximo que eu tinha morado era em Taubaté”, brinca a estudante.

Além da 1ª posição no Congresso, a aluna ganhou vários outros prêmios, entre eles a isenção das mensalidades de 2015, um livro de Ciências Biológicas, camisetas e brindes.

O Congresso Brasileiro Sobre Crustáceos acontece a cada dois anos em diferentes lugares do Brasil, reúne Universidades brasileiras e algumas do exterior. Neste ano, aproximadamente 400 pessoas foram inscritas e divididas em apresentações de painel de Graduação e Pós-Graduação e Apresentação Oral de Graduação e Pós-Graduação.

Camila Sanini