De estagiário a gerente de uma multinacional

26/11/2014 00h00 ⋅ Atualizada em 02/11/2019 21h44

Daniel Petricelli é formado no curso técnico em mecânica em 1977 e, após mais de 20 anos atuando no setor, realizou a graduação em Engenharia Mecânica na Universidade de Taubaté (UNITAU), em 2002. Atualmente é Gerente de Engenharia de Aplicações da empresa Bundy, que fabrica peças para geladeiras e freezers de grandes marcas, como, por exemplo, Consul e Brastemp.

Petricelli trabalha na área de evaporadores há mais de 40 anos, quando ingressou como estagiário na antiga Alcan. Ele seguiu nesse ramo, se especializou na área e desde 1980 atua na planta de Pindamonhangaba da empresa Bundy, grupo americano com sede na Alemanha.

Os evaporadores são peças que têm por objetivo formar um sistema de refrigeração, que transfere o calor do ambiente refrigerado para o fluído refrigerante que circula dentro do eletrodoméstico.

Daniel detém o direito de buscar a utilização dos produtos da empresa no mercado. Assim, ele é o responsável por contatar fabricantes de linha branca, entre eles Consul, Brastemp e Electrolux, que utilizam os equipamentos produzidos pela Bundy.

Assim como foi estagiário, Daniel acredita que a primeira experiência profissional é fundamental para que os jovens comecem uma carreira. Na fábrica em que atua, ele incentiva os programas de estágio. “Tivemos vários estagiários. O próprio diretor da Bundy de Pinda foi nosso estagiário”, conta ele. Daniel comenta que as portas da empresa estão abertas para os alunos da UNITAU. “Todo ano nós temos estagiários da UNITAU, que são sempre bem- vindos.”

Lucas Nascimento