Universidade de Taubaté fecha parceria com a IBM Brasil

19/12/2014 00h00 ⋅ Atualizada em 26/10/2019 01h19

Todos os dias nós geramos milhares de dados que serão armazenados e, posteriormente, utilizados pelas empresas que, de alguma forma, nos prestam serviços. O conceito de Big Data surgiu a partir da intenção de contribuir com o cotidiano das instituições e de facilitar a utilização de grandes volumes de informação.

Big Data é, basicamente, um termo utilizado para descrever grandes quantias de dados, facilitando a armazenagem e o processo de análise de tais informações. Deste modo, como a tecnologia aumenta diariamente a quantidade de informações lançadas, esse método de análise auxilia a empresa a utilizar os dados que recebe, e, assim, ela consegue propor melhorias para um produto, solucionar alguns problemas e criar estratégias de marketing mais eficientes. Trata-se, portanto, de uma gestão de dados.

Pensando em colaborar com a qualificação de mão-de-obra que atenda essa demanda tecnológica, recentemente a IBM Brasil - Indústria, Máquinas e Serviços Ltda (uma das subsidiárias da IBM World Trade Corporation) fechou parceria com seis grandes universidades do país que oferecem programas direcionados ao método de análise proposto pelo Big Data e, dentre as seis instituições, está a Universidade de Taubaté.

Para o professor e coordenador Dr. Luis Fernando de Almeida, a parceria entre a universidade e a IBM representa a credibilidade que a UNITAU tem perante as empresas. “Uma das grandes riquezas que as empresas têm em mãos hoje é a informação. Em grande parte das empresas as informações estão armazenadas em banco de dados, e muitos destes carregam um histórico de muitos anos. Um fator importante para permitir uma competitividade ainda maior no mercado empresarial é a transformação dessas informações em um tipo de conhecimento que possa gerar um valor agregado à empresa”, comentou.

O curso de pós-graduação em Gestão de Projetos em Business Intelligence oferecido pela Unitau destina-se, principalmente, a desenvolvedores, analistas, DBAs, coordenadores e gerentes de TI, mas também a bacharéis em Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Engenharia de Computação, e tecnólogos da área de Tecnologia da Informação. Este curso possui duração de 20 meses e tem como objetivo preparar profissionais com conhecimento de técnicas em Business Intelligence, pesquisa, indústria e outras áreas de aplicação, além de explorar e analisar a utilização de recursos de software específicos para Data Mining e Business Inteligence.

As aulas são ministradas aos sábados, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e o valor da mensalidade é de R$ 530,00. Para se inscrever basta acessar o site e se cadastrar.

EPTS/UNITAU