Aluna de Jornalismo desenvolve projeto durante Rondon

19/12/2014 00h00 ⋅ Atualizada em 27/10/2019 18h56

[gallery:173]

A cidade de São Francisco, situada na região norte do Estado de Minas Gerais, a 589 km de Belo Horizonte, recebeu a Operação Catopê, desenvolvida pelo Projeto Rondon, entre os dias 21 de julho e 2 de agosto de 2014. Durante a Operação, a aluna da Universidade de Taubaté (UNITAU), Vivian Gonzaga Gasperotto, realizou seu trabalho de conclusão de curso de Jornalismo, um projeto experimental que consiste em um ensaio fotográfico com grande reportagem sobre a “formosa cidade de São Francisco – que é a que o Rio olha com melhor amor”, segundo definição do escritor Guimarães Rosa, que a menciona em sua mais famosa obra, “Grande Sertão: Veredas”.

Ao ser selecionada para ser rondonista na Operação Catopê, Vivian visualizou a oportunidade de registrar os hábitos e os costumes da população de São Francisco (MG), uma cidade com baixo índice de desenvolvimento econômico e social. O formato de ensaio fotográfico com grande reportagem teve a capacidade de revelar as características e belezas de São Francisco (MG), servindo como uma documentação histórica e cultural, por meio de imagens e textos complementares.

O projeto, intitulado “Um Olhar de Melhor Amor – São Francisco, Retratos do Sertão das Gerais”, teve como objetivo acompanhar o cotidiano dos moradores do município de São Francisco, registrando em imagens as paisagens, pessoas e tradições, mostrando os hábitos e costumes da população e suas atividades diárias; a histórias de pessoas e lugares da cidade, desvendando sentimentos e aspirações dos habitantes da região; e retratando paisagens e locais, bem como recolhendo relatos de personagens que os conhecem. “A experiência com a realização do projeto, e ainda como participante do Rondon, foi enriquecedora, tanto para o futuro profissional, como pessoal, pois, além do conhecimento técnico que foi aplicado e adquirido no decorrer do projeto, o contato com outra cultura aumentou minha bagagem jornalística e responsabilidade enquanto cidadã”, ressalta a universitária.

As belezas do município, que fica às margens do rio de mesmo nome – conhecido como “rio da integração nacional” por percorrer 2.700 km banhando os estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas – foram documentadas e registradas, revelando detalhes de sua gente e de sua história.

O trabalho de conclusão de curso, orientado pelo docente e fotojornalista Professor Mestre João Rangel Marcelo, que ministra a disciplina “Fotografia” na Universidade, foi apresentado à banca avaliadora, no último dia 21 de novembro, recebendo nota máxima na avaliação. A jornalista, agora, estuda a viabilidade da publicação do livro, e pretende captar recursos para a impressão de mais exemplares a fim de distribuir aos fotografados no município do sertão mineiro.

Confira um pouco da experiência da aluna no vídeo do link