Inscrições e aditamentos de FIES começam no dia 21

09/01/2015 00h00 ⋅ Atualizada em 03/11/2019 03h22

 

A Universidade de Taubaté recebe, a partir de 21 de janeiro, solicitações para novas inscrições e aditamentos de contratos já realizados do Financiamento Estudantil (FIES).

Os estudantes deverão procurar o Setor de FIES, na Central do Aluno, que fica na Rua Barão da pedra Negra, 162, no Centro de Taubaté. As senhas para atendimento, tanto para inscrições quanto para aditamentos, estão sendo distribuídas das 8h às 10h no período da manhã e das 14h às 18h no período da tarde.

Para 2015, mais um curso começa a oferecer o benefício: Educação Física bacharelado (a licenciatura já contava com o programa).

Com o objetivo de auxiliar os alunos, a UNITAU disponibiliza abaixo informações gerais sobre o programa e um roteiro para obter o Financiamento.

COMO FUNCIONA

O FIES é um programa do Governo Federal que permite ao aluno financiar até 100% do curso, com taxa de juros de 3,4% ao ano, e só começar a pagar após 18 meses de formado. Durante o período de estudo, ele paga parcelas de R$ 50,00 a cada três meses, referentes à amortização dos juros do financiamento.

Quem define o limite do percentual que poderá ser financiado é o próprio sistema do FIES, no momento em que o aluno se cadastra. O valor varia de 50% a 100% e de 5% em 5% (exemplo: 50%, 55%, 60%. 65%...100%). 

REGRAS GERAIS

Para participar do FIES, o aluno deve estar regularmente matriculado e, para os que concluíram o Ensino Médio a partir de 2010, ter realizado o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) no ano da conclusão do Ensino Médio ou nas edições posteriores do exame.

Para os estudantes que solicitarem o FIES a partir do dia 30/03/2015, será necessário ter obtido rendimento igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado na redação do ENEM.

Os seguintes cursos da UNITAU não possuem com FIES: Administração, Ciências Econômicas, Direito, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Logística e Sistemas de Informação.

PRAZO E LOCAL

As adesões ao FIES serão realizadas a partir de 21/01 e até o início do mês de junho para o primeiro semestre de 2015. Já as renovações, suspensões e transferências serão realizadas até o mês de março.

A UNITAU reforça que o processo de adesão ao FIES pode ser feito com tranquilidade, pois a cota de Financiamento é ilimitada, ou seja, todos os alunos que atenderem os requisitos do Governo Federal para o programa serão contemplados. Contudo, também não é recomendado que o estudante deixe para resolver sua adesão ao FIES para última hora.

O setor de FIES está localizado na Central do Aluno, na Rua Barão da Pedra Negra, 162, no Centro. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (12) 3625-4126 ou 3625-4182.

As senhas serão distribuídas de segunda a sexta-feira das 8h às 11h e das 14h às 19h. O atendimento será realizado de acordo com as senhas.

ADITAMENTO

Os acadêmicos que já têm o FIES devem procurar a Central do Aluno para renovar, transferir, suspender ou dilatar o benefício. Para todos os procedimentos, é necessário ter a senha do Portal FIES, cadastrada pelo aluno no ato da inscrição. Sem essa senha, não é possível realizar nenhuma das solicitações.

Os alunos que não efetuarem a renovação do Financiamento Estudantil terão seus descontos condicionais suspensos, até que a situação no FIES seja regularizada. Para realizar o aditamento é necessário que o aluno não possua pendências financeiras (mensalidades atrasadas ou despesas de biblioteca) com a Instituição, esteja com o pagamento das parcelas trimestrais do FIES em dia e que compareça ao Setor do FIES com a seguinte documentação:

Alunos do regime anual:

•          Comprovante de rematrícula;

•          CPF;

•          Senha cadastrada no SisFIES Portal (não será permitido o acesso a e-mail para recuperação de senha no Setor de FIES. Caso o aluno não se recorde qual é a sua senha cadastrada, deve recuperá-la antes de comparecer à Universidade para a renovação do financiamento);

•          E-mail de cadastro no SisFIES Portal e senha, para eventuais atualizações de cadastro (idem item acima). 

Alunos do regime semestral:

•          Comprovante de rematrícula;

•          CPF;

•          Senha cadastrada no SisFIES Portal (não será permitido o acesso a e-mail para recuperação de senha no Setor de FIES. Caso o aluno não se recorde qual é a sua senha cadastrada, deve recuperá-la antes de comparecer à Universidade para a renovação do financiamento);

•          E-mail de cadastro no SisFIES Portal e senha, para eventuais atualizações de cadastro.

* Para os estudantes (de cursos anuais e semestrais) que desejarem incluir disciplinas em regime de dependência, de adaptação ou de enriquecimento curricular, será necessário apresentar o comprovante de matrícula na referida disciplina, para que o Setor de FIES tenha o valor a ser inserido no financiamento.

COMO REALIZAR A INSCRIÇÃO (NOVOS FINANCIAMENTOS)

1.         O aluno deve se inscrever no site do FIES: http://sisfiesportal.mec.gov.br;

2.         O sistema emitirá uma senha, que deve ser guardada, pois será necessária no ato da inscrição;

3.         Concluída a inscrição no site do FIES, o aluno precisa entregar a documentação (a lista segue ao final da página), dentro do prazo estabelecido pelo próprio SisFIES, na Central do Aluno. Se o aluno perder o prazo: o valor reservado para o financiamento e o nome do estudante retornam ao sistema. Assim, o aluno precisará se inscrever novamente no dia seguinte ao vencimento da inscrição e reiniciar o processo. 

4.         Após três dias da emissão da DRI – Documento de Regularidade de Inscrição – o estudante deve retornar ao Setor de FIES para retirar o documento e levá-lo ao banco para a formalização do contrato.

5.         Com o contrato em mãos, o aluno precisa entregar uma cópia do documentos na Central do Aluno.

DOCUMENTOS A SEREM ENTREGUES NO SETOR DE FIES/CENTRAL DO ALUNO (todos originais seguidos de cópia ou cópias autenticadas):

•          Ficha da inscrição;

•          Documentos de identidade (o documento informado no momento da inscrição deve ser o documento entregue) e CPF de todos os membros do grupo familiar. Em geral, nos casos de membros da família menores de 12 anos que não tiverem RG, deve ser apresentada certidão de nascimento;

•          Comprovante de residência do grupo familiar (conta de água, luz ou telefonia móvel de onde efetivamente reside a família);

•          Comprovante de rendimentos de todos os membros da família maiores de idade:

Que trabalham:

- 3 últimos contracheques/holerites, no caso de renda fixa e em comissão;

- 6 últimos contracheques/holerites, no caso de pagamento de horas extras.

Aposentados:

- Extrato Dataprev (o documento pode ser impresso no site Dataprev – extratos e pagamentos – gravar no Word e apresentar impresso).

Autônomos:

- Apresentar cópia do Imposto de Renda, do DECORE (Declaração de Contribuição e Rendimentos) ou 3 últimos Pró-labores – DECORE e Pró-labores devem estar assinados por um contador.

Que não possuem renda:

- Declaração de próprio punho de que não possui renda, com firma reconhecida em cartório;

•          Histórico escolar do Ensino Médio e certificado de conclusão do candidato;

•          Comprovante de notas do ENEM, caso tenha concluído o ensino médio a partir de 2010 (retirar no site do INEP). A partir do dia 03/03/2015, os candidatos ao FIES deverão apresentar notas iguais ou superiores a 450 pontos no exame e não ter zerado na redação;

•          Em se tratando de pais separados, trazer cópia do termo de audiência estipulando o valor da pensão, se houver, e o holerite com o valor destinado à pensão, além de certidão de casamento com a averbação do divórcio. Se falecido, certidão de óbito.

•          Alunos casados precisam trazer a certidão de casamento; divorciados, a certidão de casamento com a averbação da separação; e viúvos, certidão de óbito do cônjuge.

Mais informações sobre o FIES podem ser obtidas no site do Financiamento ou no aqui no site da UNITAU.

SERVIÇO

INSCRIÇÕES E ADITAMENTOS DO FIES

Quem: todos os alunos que contam com o benefício e aqueles que querem obter devem procurar a Central do Aluno 

Quando: a partir de 21/01/15, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 19h

Onde: o setor de FIES está localizado na Central do Aluno, na Rua Barão da Pedra Negra, 162, no Centro

Como: existe um roteiro para quem quer obter o benefício e uma lista de documentos necessários (veja acima)

Informações: no site do FIES, da UNITAU, e nos telefones 3625-4182 ou 3625-4126

ACOM/UNITAU