Exercício físico e os benefícios ao corpo humano

30/01/2015 00h00 ⋅ Atualizada em 16/10/2019 15h17

 

Com o dia a dia agitado e cansativo, poucas pessoas buscam ou, conseguem praticar exercícios físicos. Porém, a situação se reverte quando os primeiros sintomas de lesões musculares aparecem. Dores na coluna e nas articulações são as mais comuns e, assim, a necessidade da prática de atividades físicas reaparece.

O exercício físico realizado regularmente pode mudar a vida de uma pessoa. A disposição será melhor e as chances de uma lesão serão proporcionalmente menores.

Diversas modalidades estão presentes no mercado que podem ser realizadas em ambientes fechados como academias ou a domicílio, ou em lugares públicos e abertos como em praças e hortos florestais.

“O mais importante na atividade física é o movimento, não importa qual atividade escolher, o que importa é o movimento realizado”, explica o Prof. Me. Edésio Santos, do curso de Educação Física.

“Nosso corpo é uma máquina, se você não trabalhar esta máquina tende a enferrujar e a parar. Então é necessário a realização de movimentos constantes”, continua Edésio.

Atualmente a atividade mais procurada para exercitar o corpo, para corrigir a postura e para melhorar a resistência é o pilates, método criado pelo alemão Joseph Pilates.

O exercício trabalha movimentos que promovem a força e o equilíbrio muscular e, com isso, contribuem com a melhora da flexibilidade corporal e também o condicionamento mental e físico.

A prática pode ser realizada por pessoas de todas as faixas etárias, mas sempre com o acompanhamento adequado de um profissional da área.

Caroline Santos
ACOM/UNITAU