Departamento de Agronomia: tradição e qualidade de ensino

03/02/2015 00h00 ⋅ Atualizada em 27/10/2019 22h05

O Departamento de Agronomia da Universidade de Taubaté (UNITAU) começa sua história em 1979. Inicialmente, o espaço físico era dividido com outros Departamentos da Universidade, mas, após alguns anos, criou-se o campo de agrostologia no Departamento de Ciências Agrárias, local onde eram desenvolvidas as atividades práticas do curso.

Mesmo com um espaço físico definido, os alunos não se conformavam com o fato de não terem um contato direto com a terra, com os animais e com o meio ambiente e, então, foram criados dois pavilhões com salas de aula, laboratórios de solo, secretaria e chefia do Departamento. A ampliação proporcionou aos alunos as aulas práticas, os estágios e a possibilidade de realizar pesquisas acompanhadas por professores.

Depois, a secretaria e a chefia foram instaladas em um prédio perpendicular aos pavilhões e o curso, que já foi integral, sofreu mudanças curriculares e passou a ser semestral, com aulas na parte da manhã.

“Acredito que a perseverança e a persistência foram muito válidas. Os professores e os alunos que mantiveram esse desejo de construir e realizar o futuro. Hoje, o curso é referência”, comenta o Prof. Dr. Luciano Ricardo, primeiro chefe do Departamento de Ciências Agrárias.

Para a Profa. Dra. Lídia Barreto, atual chefe do Departamento, o curso é destaque, pois tem plena condição de sustentabilidade e desenvolvimento. “É um Departamento empreendedor, bem titulado. Através de sua produção e consultoria, se fortalece cada vez mais”, afirma.

Desde 2005 o local disponibiliza a pós-graduação em Apicultura por meio do sistema de educação à distância e, também, o curso tecnólogo em Apicultura e Melipolicultura.

A Fazenda Piloto possui 25 hectares de várzeas drenadas e 25 hectares de terras altas e, assim, a comunidade é beneficiada por meio da prestação de serviços nos laboratórios de Solos e Nutrição de Plantas, Tecnologia de Sementes, Topografia, Geoprocessamento, na Estação Meteorológica que coleta, diariamente, informações climáticas da região, no Centro de Estudos Apícola, entre outros Laboratórios.

O local ainda conta com a Biblioteca do Departamento de Ciências Agrárias, que tem acervo específico das áreas de conhecimento da Agronomia e, em 2013, a Universidade lançou a “Agrotau Jr.”, empresa formada por estudantes do curso de Agronomia e supervisionada pelos professores do Departamento de Ciências Agrárias.

Caroline Santos