Cursos de graduação estão entre os melhores do país, segundo o RUF

17/03/2015 00h00 ⋅ Atualizada em 27/10/2019 04h17

O Ranking Universitário Folha (RUF), um dos guias mais utilizados por estudantes para analisar a qualidade dos cursos de graduação no Brasil, revelou que 11 cursos da Universidade de Taubaté (UNITAU) estão entre os melhores do país.

O RUF analisa o desempenho de Instituições de Ensino de diferentes estados brasileiros em relação a 40 cursos de graduação – aqueles que registraram o maior número de ingressantes no país. O Ranking avalia critérios ligados ao ensino, à pesquisa e à inserção dos formados no mercado de trabalho.

A UNITAU teve cinco cursos avaliados entre os 50 melhores do país e seis entre os 60 melhores. O curso de Geografia foi classificado na 34ª posição, seguido por Arquitetura e Urbanismo na 35ª, Letras no 44º lugar, Engenharia de Controle e Automação no 46º e Engenharia Elétrica e Eletrônica na 48ª posição.

Outros cursos também foram destaque: Jornalismo, em 52º lugar no ranking, Pedagogia, em 53º, Enfermagem, em 54º, Serviço Social, na 56ª posição, Nutrição, na 59ª, e Engenharia Mecânica, na 57ª.

A busca pela qualidade de ensino assim como o auxílio para a inserção do aluno no mercado de trabalho e o incentivo à pesquisa científica estão entre as metas centrais da UNITAU. O Reitor da Instituição, Prof. Dr. José Rui Camargo, avalia que o resultado do RUF reflete o trabalho realizado.

“É um reconhecimento pela dedicação dos nossos professores e alunos. Estamos constantemente empenhados em manter e melhorar nossa qualidade de ensino”, disse ele. “A maioria de nossos professores é mestre ou doutor, temos mais de 60 grupos de pesquisa e parcerias com mais de 2.000 empresas da região, que oferecem vagas de estágio e emprego”, destacou.