A história do Ensino a Distância e os benefícios que ele traz

27/03/2015 00h00 ⋅ Atualizada em 01/11/2019 00h40

Com o dia a dia mais agitado e com tarefas mais difíceis para se realizar, conciliar estudos com as atividades regulares é uma missão complicada e, por isso, o Ensino a Distância (EAD) tem sido a opção de muitas pessoas que querem estudar, mas têm pouco tempo para isso.

Implantado pela primeira vez na Universidade de Chicago em 1881, o primeiro Ensino a Distância era o curso de língua hebraica oferecido por correspondência.

No Brasil, a atividade só começou a aparecer em 1937, com a criação do Serviço de Radiodifusão Educativa, do Ministério da Educação, e o primeiro instituto a trazer este formato de ensino foi o Instituto Monitor, criado em 1939.

No país, os preconceitos com esse formato de aprendizado eram grandes, uma vez que não havia a regulamentação por parte do Governo Federal. Mas, em 1998, por decreto, a situação mudou. Os cursos foram regulamentados e, atualmente, 215 cursos já foram reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Na Universidade de Taubaté (UNITAU), já são mais de 10 cursos de licenciatura, sete cursos superiores em tecnologia e, ainda, oito cursos para quem busca uma segunda licenciatura.

Taubaté, São José dos Campos e Ubatuba são os locais onde estão localizados os pólos dos cursos a distância da Universidade e a infraestrutura é totalmente desenvolvida para atender os alunos.

Secretaria acadêmica, salas de estudos e para encontros presenciais, sala de tutoria, laboratórios de informática, biblioteca e auditório, são alguns ambientes proporcionados para a comodidade do universitário.

Conheça os cursos oferecidos pela Instituição pelo site www.unitau.br.

Caroline Santos