Professor fala sobre a importância do vínculo entre mãe e bebê

01/04/2015 00h00 ⋅ Atualizada em 03/11/2019 08h06

 

Ricardo Marcitelli, Professor de Pediatria da Universidade de Taubaté e Coordenador da Internação Pediátrica do Hospital Regional do Vale do Paraíba, fala sobre a importância do vinculo entre mãe e bebê. O docente comenta sobre a fragilidade e dependência dos bebês e explica que a relação com a mãe é fundamental para o desenvolvimento deles.

A entrevista segue abaixo:

Assessoria de Comunicação Qual é a importância do vínculo entre a mamãe e o bebê? Quais são as vantagens, para ambos, desse vínculo e quais os benefícios imediatos?

Ricardo Marcitelli – O ser humano é totalmente dependente de cuidados. O bebê começa sua vida com uma constituição corporal frágil, e é na infância que se estabelece um padrão de relação com o meio exterior. A presença da mãe é essencial nos primeiros anos de vida, e a sua ausência pode trazer sérios prejuízos no desenvolvimento físico, mental, emocional e social da criança. Mesmo sem falar, a criança demonstra seus sentimentos e suas necessidades e inicia uma troca de afeto com o seu cuidador.

ACOM – Como esse vínculo pode ser estimulado? Dê algumas dicas para as mamães e papais para estreitarem o vínculo com os seus bebês.

Ricardo O contato físico aumenta o vínculo. Passe a maior parte de tempo com o bebê, dê banho, troque as fraldas, coloque para dormir, alimente o bebê. Evite delegar funções e faça você mesmo. Apesar de cansativo no momento inicial, rapidamente o medo de errar é substituído pelo sentimento de dever cumprido.      

ACOM – O excesso pode desencadear crianças mimadas e sem autonomia?

 

Ricardo – Os quatro pilares para os cuidados com a criança durante a infância são: alimentação adequada para a idade e balanceada, vacinação de qualidade com esquema vacinal completo e sem atrasos, higiene física e ambiental e, por último, mas não menos importante CARINHO. Acredito que estes quatro pilares em dose equilibrada, nem mais nem menos, irão sustentar a base das relações com a criança. 

ACOM – Quais são as diferenças entre os bebês que tiveram o contato muito forte com a mãe daqueles que não tiveram a mesma sorte? 

Ricardo – A figura da mãe tem um papel fundamental na educação do filho. Hoje, muitas crianças estão sendo abandonadas, e sua educação vem sendo delegada a terceiros. O mundo moderno faz com que a mãe ou pai precocemente se afastem de seus filhos. Com isso, podemos observar mudanças nas características socioculturais dessas populações. A atenção, o afeto, o carinho, o amor, a alimentação balanceada e o cuidado com o meio ambiente são valores aprendidos na infância. A ausência de qualquer destes valores pode determinar problemas na formação da personalidade da criança.

ACOM – Quais são os prejuízos da ausência de vínculo?

Ricardo – A ausência de vínculo reflete no desenvolvimento da criança. Sensação de insegurança, labilidade emocional e alterações no desenvolvimento afetivo são alguns dos muitos sintomas que podem ser observados nessa ausência.

Luciana Oliveira
ACOM/UNITAU