Projeto UNITAU Encena apresenta Capitães da areia

15/04/2015 00h00 ⋅ Atualizada em 28/10/2019 04h29

Os garotos Capitães da areia, de Jorge Amado, foram representados nessa terça-feira, dia 14, durante mais uma edição do UNITAU Encena. As apresentações, às 10h e às 19h30, aconteceram no Teatro Metrópole e foram elogiadas por alunos e professores presentes.

“Atividades como essa são importantes pelo envolvimento que promovem. Nossos alunos estiveram bastante ansiosos para assistir à peça”, conta a professora Jaqueline Cruz, da E.E. Prof. José Vieira Macedo, de São José dos Campos, que trouxe cerca de 50 alunos para a sessão da manhã. “O contato com a linguagem e o ambiente teatral envolvem os estudantes com o enredo da obra, além de instigá-los a lerem o livro”, completa a professora.

A encenação foi feita pelo Grupo Trapiche, trupe paulistana, que viaja pelo país apresentando obras de leitura obrigatória em vestibulares. “Nós ficamos sabendo do UNITAU Encena em sala de aula, logo no dia em que a professora comentou já começamos a nos organizar para vir”, comenta Lara da Silva Faria, aluna do 3º ano de outra escola que também marcou presença no teatro, a E.M.E.F.M. Prof. José Ezequiel de Souza, de Taubaté.

Além das escolas de Taubaté e São José dos Campos, compareceram às apresentações instituições de ensino médio de outras cidades como Aparecida, Guaratinguetá, Lorena, Moreira César, Pindamonhangaba, Roseira e Tremembé. “A peça é muito boa, a maioria dos alunos da minha sala ficaram motivados a vir e estamos adorando”, diz Yasmin Ribeiro Macedo Nunes, também estudante do 3º ano do Ezequiel.

“O UNITAU Encena é uma das atividades promovidas pela Universidade de Taubaté para auxiliar, de maneira lúdica, os vestibulandos no que se refere a leituras obrigatórias”, afirma a Profa. Dra. Nara Lúcia Perondi Fortes, presidente da Comissão Permanente de Seleção Acadêmica (COPESA) e Pró-reitora de Graduação da Universidade. “É importante lembrar que as obras Capitães da Areia, apresentada dia 14, e Sagarana, que será encenada no 2º semestre, serão leituras obrigatórias do Vestibular de Verão 2016 UNITAU”, salienta a professora Nara.

“Assistir à peça foi muito bom, porque trouxe o enredo da obra de uma forma mais lúdica e com uma linguagem mais próxima da nossa”, afirma Camila Mattos, aluna da Escola de Aplicação Dr. José Alfredo Balbi, o colégio UNITAU.

A próxima edição do UNITAU Encena acontece no dia 19 de agosto, em duas sessões, às 10h e às 19h30. As reservas para a apresentação de Sagarana devem ser feitas por professores responsáveis pelas turmas de 3º ano do Ensino Médio pelo e-mail vest@unitau.br. Para outras informações, os interessados podem ligar no (12) 3625-4110 ou 3621-6171 do setor de Vestibular UNITAU.

Patricia Zandonadi
Vestibular UNITAU