Universidade oferece curso de História Oral

24/04/2015 00h00 ⋅ Atualizada em 25/10/2019 01h50

A Universidade de Taubaté (UNITAU) por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PREX) está com as inscrições abertas para o curso de capacitação em História Oral. O curso será realizado no dia 25 de abril, sábado, das 8h30 às 18hs, no auditório do Departamento de Ciências Sociais e Letras.

A coordenação do curso é do Prof. Me. Armindo Boll, responsável pelo projeto Taubaté Tempo e Memória: História, Tradições Culturais e Comunidade, iniciativa que busca despertar o interesse pelo patrimônio material e imaterial de Taubaté e, consequentemente, da Região Metropolitana do Vale do Paraíba. “A história oral não se restringe aos historiadores, seu campo de ação envolve diversas áreas como o jornalismo, a antropologia, as ciências políticas, a sociologia, a pedagogia, a geografia, o direito entre outros”, afirma Boll.

O curso abordará alguns tópicos, entre eles a forma de pesquisa em história oral, a cultura valeparaibana em pesquisa, a história oral e suas aplicações nas diversas áreas, o patrimônio material e imaterial e a utilização da imagem na pesquisa com metodologia da história oral. “Uma das grandes possibilidades da utilização da metodologia, no meio acadêmico, é a da produção de pesquisas de campo como uma ferramenta importante. A elaboração de TCCs, dissertações, teses e outros, têm na história oral um facilitador e um complemento indispensável.”

Os interessados podem se inscrever no site da UNITAU ou no Departamento de Ciências Sociais e Letras, no período da manhã e da noite.

Os alunos e funcionários da UNITAU podem participar gratuitamente do curso. Para os demais interessados, há uma taxa de inscrição de R$ 10,00.