Docente contribui na formação do curso de Psicologia

30/04/2015 00h00 ⋅ Atualizada em 15/10/2019 18h33

A história da Profa. Dra. Maria Júlia Ferreira Xavier Ribeiro, que atuou na criação do curso de Psicologia na Universidade de Taubaté (UNITAU), na Instituição teve início antes mesmo da criação do espaço em que, posteriormente, ela lecionaria.

Para a formação do curso de Psicologia era necessária uma grade curricular exclusiva e, neste momento, na década de 1970, é que a psicóloga começa sua história na Universidade.

Por meio do convite do professor Alfredo Barbieri, Maria Júlia começou a se dedicar à elaboração da grade curricular do curso, uma vez que já atuava no ramo. Em 31 de março de 1977, o Conselho Universitário criou o Departamento de Psicologia.

Mas, somente em 1978, o local começa a funcionar regularmente e, na manhã do primeiro dia de aula, a professora já iniciava suas atividades regularmente.

Após 20 anos de dedicação como professora em sala de aula, a docente foi convidada a trabalhar na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) e, além de Pró-reitora, ainda se dedicava às aulas de pós-graduação.

“O mais importante das lembranças são os alunos que tivemos o contato e que ajudamos durante a formação. Vê-los formados e atuando em funções importantes nos traz satisfação e alegria”, comenta a professora.

Atualmente, Maria Júlia é aposentada, porém continua se dedicando às pesquisas, que desenvolve em parceria com seus colegas da área de Psicologia.

Sobre o curso de Psicologia

O curso de Psicologia da UNITAU é reconhecido desde 1982 e, assim, prepara profissionais qualificados para o mercado de trabalho. O Departamento conta com a Clínica de Psicologia, na qual os alunos exercem os conhecimentos adquiridos em sala de aula, com a supervisão dos professores.

Caroline Santos