Universidade promove Semana de Prevenção à Diabetes e Hipertensão

13/05/2015 00h00 ⋅ Atualizada em 26/10/2019 01h23

O Departamento de Medicina da Universidade de Taubaté (UNITAU) realiza até o dia 15 de maio, em parceria com a Prefeitura Municipal, a 27ª edição da Semana de Prevenção à Diabetes e Hipertensão. O evento tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do tratamento dessas doenças.

Para isso, alunos e professores realizam gratuitamente atendimentos e orientações na Praça Dom Epaminondas. No local há medição de pressão arterial, de índice glicêmico e de circunferência abdominal. Os moradores recebem informações sobre hábitos saudáveis e sobre necessidade de tratamento, caso apresentem um quadro de saúde que indique doença.

O Prof. Dr. Edson Tanaka, um dos organizadores do evento, lembra que diabetes e hipertensão são duas das doenças crônicas não-transmissíveis que mais atingem a população. “Por isso é importante a prevenção. O número de pessoas com essas doenças aumenta a cada ano. Os hábitos como, por exemplo, sedentarismo e má alimentação só agravam a incidência dessas doenças.”

[gallery:211]

Supervisionados pelos professores, os alunos de Medicina participam da organização e realização do evento. A aluna do terceiro semestre Thais Guioto Abreu conta que a população não dá a importância que deveria para essas doenças. “As pessoas não dão tanta importância para elas, mas futuramente as doenças podem causar complicações maiores.”

As atividades do evento são abertas ao público e entre os que mais procuram a iniciativa estão os idosos. Os presentes destacaram a facilidade no atendimento que a atividade garante. “O atendimento nos postos de saúde é um pouco limitado e bem demorado, então sempre que há essas atividades na cidade eu procuro participar”, disse a dona de casa Marlene Polano, que participou da Semana.

“Muita gente descobre aqui que tem pressão alta ou diabetes. Ajudar a população está sendo muito gratificante para mim”, conta Rodolfo Eduardo Gonçalves da Silva, aluno do terceiro semestre de Medicina.

Os atendimentos seguem até sexta-feira, dia 15, na Praça Dom Epaminondas, e são gratuitos.

Willian Amaral
Vitor Garcez