Comitê de Ética discute pesquisas em Seminário

20/05/2015 00h00 ⋅ Atualizada em 01/11/2019 14h31

A Universidade de Taubaté (UNITAU) realizou, na última quinta-feira (14), o IX Seminário de Ética em Pesquisa, no auditório do Departamento de Engenharia Civil.

No evento foi apresentada e discutida a Minuta da Resolução “Especificidades éticas das pesquisas nas ciências sociais e humanas e de outras que se utilizam de metodologias próprias destas áreas”, que está em discussão pelo Conep (Conselho Nacional de Ética em Pesquisa).

A proposta foi coletar sugestões para, por meio do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UNITAU, enviar um documento ao Conep com as avaliações dos pesquisadores da Universidade sobre o que pode e o que deveria ser estabelecido como regra para a realização de pesquisas na área de Humanas.

A abertura solene do evento contou com a participação do Vice-reitor, Prof. Dr. Isnard de Albuquerque Câmara Neto; do Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Prof. Dr. Francisco José Grandinetti; da coordenadora do CEP, Profa. Dra. Maria Dolores Cocco; da Pró-reitora de Graduação, Profa. Dra. Nara Lúcia Perondi Fortes; do Pró-reitor de Extensão, Prof. Dr. Mario Celso Peloggia; do Pró-reitor de Finanças, Prof. Dr. José Carlos Florençano, e do membro emérito do Comitê, Prof. Dr. Robison Baroni.

Baroni ressalta qual é o objetivo dos seminários realizados pelo CEP. “Esses seminários são uma sequência dos temas que nós discutimos, como, por exemplo, patentes e formação de núcleos. Neste ano, a discussão é sobre a regulamentação do projeto.”

Após a abertura, os presentes se dividiram em duas salas para discutir a minuta e retornaram para o auditório, onde foram apresentadas as considerações realizadas.

A coordenadora do CEP, Profa. Dolores Cocco, explica a importância da discussão da minuta. “Essa resolução é importante para nós do Comitê da Universidade, pois 60% das nossas pesquisas aprovadas são da área de Humanas.”

O evento teve a presença de alunos e pesquisadores da Universidade e também dos representantes das instituições: Associação Brasileira de Alzheimer, Centro Paula Souza, Conexão Fundação Getúlio Vargas, ETEP Faculdades, Faculdades de Pindamonhangaba, Faculdades Anhanguera, Faculdades Metropolitanas Unidas, FATEC e Universidade Paulista.

No dia 12 de junho, acontecerá outra reunião, para ser finalizada a discussão dos artigos.

Lucas Nascimento