Jornada Gastronômica reúne alunos da Nutrição

29/05/2015 00h00 ⋅ Atualizada em 19/10/2019 06h33

Como parte das atividades da disciplina de Gastronomia, alunos do primeiro semestre do curso de Nutrição da UNITAU realizaram, no campus do Bom Conselho, a Jornada Gastronômica. Com edições no período matutino e noturno, o evento exigiu dos alunos criatividade, empenho e trabalho em equipe.

A atividade funcionou da seguinte forma: os alunos foram divididos em dez grupos e cada um ficou responsável por um estande, sendo um de cada estado brasileiro, sorteado previamente em sala de aula. Cada grupo teve que apresentar uma receita de um prato salgado e um doce, pertencentes à região escolhida.

[gallery:216]

“Eu gostei bastante do estado que conseguimos, eu já viajei para lá, então conheço bastante da cultura e da comida”, diz Gelthianne Bettker ao ser questionada sobre o trabalho com o estado do Pernambuco.

Foram avaliados nos pratos os itens: sabor, originalidade, criatividade, decoração e teoria.

Alguns estudantes fizeram a apresentação utilizando roupas típicas ou decoradas com as cores da bandeira de cada estado.

“É como se fosse o período final do curso. Toda teoria eles têm em sala de aula, a Jornada serve para colocar tudo em prática”, relata a Profa. Aline Liz de Faria, da disciplina de Gastronomia do período matutino.

O tema de culinária regional foi escolhido em razão do lançamento do livro Alimentos regionais brasileiros, do Ministério da Saúde, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, que neste ano tem como tema a alimentação. “Nos anos anteriores fizemos sobre os alimentos típicos de outros países. Com o lançamento do livro resolvemos fazer diferente neste ano, por ter tudo a ver com a disciplina”, continua a Profa. Aline.

“Nós temos três semanas para realizar todo o trabalho de pesquisa e até de teste das receitas, então grande parte do tempo é focado nisso e as tarefas são bem divididas”, afirma Letícia Dutra Pirani, do grupo do Mato Grosso do Sul.

Luís Sonsini