Ciências Sociais tem evento em comemoração ao Dia do Geógrafo

29/05/2015 00h00 ⋅ Atualizada em 28/10/2019 17h29

 

Para comemorar o Dia do Geógrafo, celebrado em 29 de maio, o Departamento de Ciências Sociais e Letras promove uma roda de conversa sobre a vida e a obra de um dos mais importantes geógrafos da atualidade, o Professor Emérito Milton Santos (1926 – 2001).

Para tanto, foi convidada a Profa. Dra. Cilene Gomes, orientanda, na sua dissertação e na sua tese, pelo próprio Professor Milton Santos. A docente coordena o Observatório das Regiões, Cidades e Localidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, onde desenvolve suas pesquisas.

O Geógrafo é o profissional que tem o olhar voltado para o que muitos chamam de palco da vida, ou seja, o espaço em que ocorrem todas as manifestações sociais e ambientais. O Geógrafo tem como objetivo intervir nas relações existentes entre os fenômenos naturais e sociais, visando à construção de um espaço mais harmônico.

Dessa forma, quando atua como professor, promove a retirada do véu que dificulta a apreensão e/ou compreensão da realidade, muitas vezes apenas assistida. Quando atua como técnico, contribui para a construção de espaços mais democráticos, de modo que as diferenças socioculturais não sejam um entrave para o desenvolvimento social, e sim uma porta para novas experiências.

* com informações do Departamento de Ciências Sociais e Letras