Alunos desenvolvem software com foco em cultura e folclore

02/06/2015 00h00 ⋅ Atualizada em 27/10/2019 22h07

Os alunos do quinto ano de Engenharia da Computação Luís Ricardo Arantes Filho e Diogo José Ferraz estão desenvolvendo, desde agosto de 2014, uma aplicação de jogos que contribua com a cultura e com o folclore brasileiro, área pouco explorada no mercado. “Um aspecto relevante quanto à utilização de dispositivos móveis é o entretenimento e, nesse sentido, os jogos se apresentam como os principais aplicativos disponíveis e de interesse do público consumidor”, explica o aluno Luís Ricardo.

A necessidade de criar um software como este vem da falta de informação que os brasileiros têm de sua própria cultura. “Conhecemos mais culturas estrangeiras do que a nossa, salvo três ou quatro personagens do folclore que são populares”, justifica Luís Ricardo. “Nesse jogo, além do jogador conhecer sobre a cultura do Brasil, que agrega os povos indígenas, europeus e africanos, ele pode compartilhar o conhecimento com jogadores que estão jogando com ele”, completa.

O projeto, além de ser uma pesquisa em iniciação científica, é também o trabalho de conclusão de curso dos alunos e tem como objetivo explorar todos os conceitos aplicados no desenvolvimento de jogos e mostrar a viabilidade de desenvolver jogos que possam agregar conhecimento. “O desenvolvimento desse software se dá não só por sua importância nos meios de entretenimento, mas também nas diversas abordagens que podem ser geradas em torno dele”, finaliza Luís Ricardo.

Maria Júlia Egreja