Programa de Atividade Física e Saúde completa oito anos

03/06/2015 00h00 ⋅ Atualizada em 31/10/2019 06h35

Ao longo desses anos, o Programa de Atividade Física e Saúde tem desenvolvido diversas atividades para homens e mulheres, da infância à maturidade, com o objetivo de melhorar o condicionamento físico dos praticantes. Em seu período de atuação, o programa teve como parceiros a Diretoria de Ensino do Estado de São Paulo, a Prefeitura Municipal de Taubaté, a Pró-reitoria de Extensão e o PAIE.

Dentre as atividades desenvolvidas, estão a avaliação, a prescrição e o acompanhamento físico e nutricional ao público atendido e a prática de exercícios físicos resistidos, como a musculação. O PAFS auxilia na melhor comunicação entre quatro projetos, Obesidade infantil, Esportivo Unitau, Avaliação Física nas Escolas e Idoso em Ação. “Como projetos isolados são onze anos de experiência e, como programa, mais de oito, sempre buscando o bem-estar e a qualidade de vida da população atendida”, explica o coordenador geral do programa, Prof. Dr. Renato Rocha.

Vinculado ao Departamento de Educação Física, com colaboração do Departamento de Nutrição, o programa possibilita também a alunos bolsistas e a voluntários a ampliação de seus conhecimentos teóricos, sendo um elo entre as diversas ações dos departamentos para melhor integração entre ensino, pesquisa e extensão. As atividades desenvolvidas pelos alunos possibilitam uma prática diversificada, estruturada e orientada de atividade física e de nutrição.

As inscrições para os projetos, para crianças de 10 a 14 anos, “Esportivo Unitau”, com aulas de futebol feminino, e “Obesidade Infantil” podem ser feitas na secretaria do PAFS, no Campus do Bom Conselho.

Secretaria do PAFS
Endereço:
Av. Tiradentes, 500, Bom Conselho
Funcionamento: Das 8h às 12h, às terças e quintas-feiras.
                       A partir das 14h30, às segundas, quartas e sextas-feiras

Maria Júlia Egreja