Enfermagem realiza campanha contra hepatite C

03/06/2015 00h00 ⋅ Atualizada em 22/10/2019 01h14

Hepatite C é uma doença viral que leva à inflamação do fígado e raramente desperta sintomas. Com o objetivo de alertar alunos e servidores sobre a importância da prevenção à doença, estudantes e professores do curso de Enfermagem da UNITAU, em parceria com a Prefeitura e o Laboratório Wama, realizaram uma ação no último dia 2 na Universidade.

Os estudantes e docentes realizaram a coleta de sangue dos presentes para um exame (com tempo de espera de 15 minutos para o resultado) que indicava se a pessoa tinha ou não a doença. No intervalo de espera do resultado, os atendidos receberam orientações sobre a hepatite C.

A docente, enfermeira do trabalho e diretora do Departamento de Enfermagem e Nutrição, Profa. Ma. Maria Ângela Petrini, conta que o principal objetivo da campanha é de fazer um rastreamento em relação à hepatite. “É uma doença silenciosa e, muitas vezes, o indivíduo não sabe que tem. Por isso, nossa intenção foi realizar os exames rápidos, para que as pessoas possam identificar se tem a doença”, explica a professora.

[gallery:220]

Funcionários de diferentes setores da Universidade compareceram à atividade. “Como é uma doença que muitos desconhecem, um evento assim é importante para mostrar os riscos da doença e como tratá-la”, afirma Maria Inês Zanquetta, da Pró-reitoria de Economia e Finanças, que participou da ação.

O evento aconteceu das 9h às 17h no Serviço de Saúde e Medicina Ocupacional (Sesmo).

Vitor Garcez