PAIE realiza festa junina no Bom Conselho

02/07/2015 00h00 ⋅ Atualizada em 26/09/2019 13h05

O Programa de atenção integral ao idoso (PAIE) da Universidade de Taubaté (UNITAU) realizou na última terça-feira, dia 30, sua festa junina de encerramento das atividades do semestre.

A festa contou com comidas típicas e decorações elaboradas pelos próprios alunos do Programa, além de apresentações de danças folclóricas típicas da época como a quadrilha e a Tarantella, juntamente com os cursos de Dança Circular e Dança Folclórica.

“Trabalhamos com eles toda a parte cultural. Eles têm que pesquisar sobre a geografia, a história e a cultura da origem das danças. Assim conseguimos trabalhar o interesse acadêmico dos alunos”, conta o Prof. Márcio Carneiro, professor do curso de Dança Folclórica e que também narrou a quadrilha do evento.

Foram vários tipos de danças circulares e quadrilhas apresentadas pelos alunos do PAIE. Além da quadrilha tradicional, os alunos apresentaram uma versão de dança circular da Tarantella e de músicas típicas da festa junina como a cantiga De Abóbora Faz Melão, muito comum nas festas nordestinas.

“Nós fazemos uma apresentação no meio do ano para encerrar as atividades do semestre junto com a nossa festa junina e outra no final do ano com o tema de natal”, comenta a Profa. Mara Portella, do curso de Dança Circular.

[gallery:236]

Os participantes do projeto compareceram à caráter para a comemoração com vestimentas confeccionadas por eles. “Eles gostam muito dessa parte das roupas. Em todas as nossas festas juninas eles fazem questão de se fantasiar”, declara a Profa. Dra. Eliana Fátima de Almeida Nascimento, uma das coordenadoras do projeto.

O PAIE retomará suas atividades na segunda semana do mês de agosto, ainda sem previsão para novas inscrições.

Luís Sonsini